Trabalhinhos

1997 palavras 8 páginas
GUERRAS DE ISRAEL
Israel, criado na sequencia da 2ª Guerra Mundial, vive desde então em guerra permanente. Estes conflitos se opõem entre israelitas e palestinos.

Essa imagem mostra o conflito interminável entre israelitas e palestinos, segundo o cartonista brasileiro Joacy Jamys.
GUERRAS ÁRABE-ISRAELENSES
- Primeira Guerra conhecida pelos israelenses como Guerra da Independência ou Guerra da Liberação -
A primeira guerra entre árabes e israelenses foi causada pela independência de Israel e começou em maio de 1948 e terminou em janeiro de 1949. Estavam de um lado, Israel e do outro Egito, Iraque, Jordânia, Líbano, Síria e Arábia Saudita, que são membros da Liga Árabe.
Foi um desdobramento da Guerra Civil na Palestina Mandatária (1947-1948). A guerra foi declarada pelos estados árabes, que haviam rejeitado o Plano da ONU de Partição da Palestina (Resolução 181 das Nações Unidas), segundo o qual a Palestina, ainda sob mandato britânico, seria dividida em um estado árabe e um estado judeu.
Os confrontos tiveram início, no dia seguinte, em 15 de maio de 1948, onde exércitos árabes combinados atacaram Israel por três frentes diferentes. O objetivo deles era a aniquilação total de Israel, o que, presumivelmente, incluiria a matança de todos os judeus que resistissem, e a expulsão dos que sobrassem. Os exércitos árabes — do Egito, Síria, Iraque, Jordânia, Líbano e Arábia Saudita, estavam então convergindo para uma minúscula faixa de território que agora era Israel. Logo após a declaração de independência de Israel, que precipitou o fim do Mandato Britânico na Palestina, quando já estava em curso uma guerra civil na Palestina, iniciada em 1947.
O cenário principal da guerra foi o antigo território do Mandato, mas também incluiu, durante um curto período, a península do Sinai e o sul do Líbano. O conflito terminou com os acordos do armistício israelo-árabe de 1949 e vários acordos bilaterais de cessar-fogo, firmados entre fevereiro e julho de

Relacionados