trabalhim

840 palavras 4 páginas
AIDS (HIV) O que é AIDS?
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, em português) é um conjunto de sinais, sintomas e alterações laboratoriais em decorrência da infecção pelo vírus HIV. Como ocorre a transmissão?
A transmissão do vírus se dá de por transmissão sexual sem uso do preservativo, seja sexo anal, oral, vaginal, ativo ou passivo; compartilhar agulhas e seringas contaminadas por HIV; transfusão de sangue contaminado por HIV. Há também a "transmissão vertical", quando a mãe está contaminada pelo HIV e transmite o vírus para o bebê (dentro da barriga ou pelo leite materno). A transmissão vertical ocorre principalmente nos casos em que a mãe não faz o tratamento adequado durante o pré-natal. Quais são os sintomas?
Os sintomas mais corriqueiros são problemas crônicos - de persistência superior a três semanas - como cansaço, febre no final do dia, perda de peso, diarréia crônica, tosse, dinamia (fraqueza generalizada), dor no corpo. Outros sintomas maiores são a pneumonia de repetição, aparecimento de herpes zoster (vulgo cobreiro, decorrente da retivação do vírus da varicela) em pessoa jovem, sapinho na boca ou no esôfago, tuberculose pulmonar de forma não convencional, meningite e outros. Porque algumas pessoas que vivem com o HIV não manifestam a doença ou manifestam de forma muito tardia?
Em torno de 5 a 15% das pessoas têm um fator que faz com que, mesmo depois de 20 anos com o HIV, elas não manifestem a doença. Isso é uma especificidade desse grupo, estudado exaustivamente para saber se há algo que pode servir de contato para chegar a uma vacina. Infelizmente são poucos os que não manifestam a doença. O restante da população, em torno de 85%, quando se infecta pelo HIV, pode começar a manifestar a doença, em média, de 7 a 10 anos. Há pessoas que manifestam com 15 anos, mas tem outras que manifestam um pouco antes desse período, com 5 anos, por exemplo.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico principal é feito pelo exame de

Relacionados