Trabalhap

1738 palavras 7 páginas
Miopia em marketing. O que é e como pode ser evitada?
Por Marcela Serro Frasson
O primeiro passo para se evitar a miopia em marketing é buscar entender as necessidades do consumidor de seus produtos, preocupando-se primeiramente com a entrega de satisfações, e não somente de objetos.
No marketing, sabe-se o quanto é importante o entendimento das necessidades e desejos dos consumidores, bem como a criação de valor para eles. A indústria não é um mero processo de fabricação de produtos, mas sim de satisfação de consumidores. Infelizmente, porém, grande parte das empresas define seus negócios incorretamente, focando no produto, quando o correto seria dar atenção às necessidades básicas e preferências de seus clientes.
O conceito clássico de miopia em marketing foi proposto por Levitt (1975), que a definiu como a limitação ou visão restrita da empresa sobre qual é o seu negócio. Em outras palavras, a miopia em marketing ocorre quando a empresa define seu negócio de maneira incorreta, focando exclusivamente no produto. Por exemplo: uma empresa míope define o seu negócio como “carros”, quando deveria entendê-lo como “transporte”, ou define como “cinema”, quando deveria entendê-lo como “entretenimento”. Assim, por estar orientada somente para o produto, ela deixa de considerar aquilo que realmente importa: o serviço e o tipo de experiência que o seu produto proporciona aos consumidores. A miopia, portanto, torna-se prejudicial, pois pode fazer com que as empresas percam mercado para outras que não necessariamente vendem o mesmo produto, mas que trabalham no mesmo tipo de negócio.
COMO EVITAR A MIOPIA?
O primeiro passo para se evitar a miopia em marketing é buscar entender as necessidades do consumidor de seus produtos, preocupando-se primeiramente com a entrega de satisfações, e não somente de objetos. Pode-se dizer, então, que é o comprador quem define o que a empresa irá oferecer. Esta orientação para o cliente envolve a filosofia de “sentir-e-responder”, ao

Relacionados