Trabalhando o multiculturalismo com imagens 17

1260 palavras 6 páginas
Introdução:

A escola que tem por objetivo a formação integral dos alunos tende a ampliar um lugar mais prazeroso e homogêneo. Destacam-se neste contexto alguns trechos importantes com o propósito de incentivar os pedagogos a introduzirem mais conhecimento e harmonia entre alunos.
Por meio deste trabalho destacamos que a criança aprende que a conveniência entre pessoas diferentes e algo comum e garantido por lei e isso lhe agrega cultura, conhecimento e vivencia em sociedade. Neste contexto o papel da educação, por sua vez, torna-se cada vez mais importante devido à demanda de necessidades sociais emergentes e é o motivo pelo qual, se usa a educação, como medidora de transformações sociais, contribuindo com rapidez e criatividade para uma sociedade mais consciente mais justa e mais humana.
Por essa razão, foram realizadas pesquisas que trouxesse um pouco deste universo e chegasse a uma conclusão sobre essa realidade. Buscou-se o suporte teórico em bibliografia adequada ao tema, de modo a garantir a compreensão dos leitores.

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 90.394/96)
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Liberdade de aprender, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
Respeito á liberdade e apreço á tolerância.
Considerações com a diversidade étnico-racial.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Orientam os professores quanto ao conhecimento escolar quanto ao contextualizando e quanto á interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.
O currículo está sempre em construção e deve ser compreendido com um processo contínuo que influencia positivamente a pratica do professor.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnic-Raciais para o Ensino de História e Cultura

Relacionados