Trabalhando as diferenças

Páginas: 17 (4014 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
[pic]
UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

Caroline Ribas Lírio
Luisa Moraes de Oliveira
Vanessa Costa Correa Reck

TRABALHANDO AS DIFERENÇAS

Projeto de Pesquisa

CRUZ ALTA-RS, 2009

Caroline Ribas Lírio
Luisa Moraes de Oliveira
Vanessa Costa Corrêa Reck

TRABALHANDO AS DIFERENÇAS

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade deCruz Alta, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Prática Docente II.

Orientadora: Profª Rosane Felix

CRUZ ALTA-RS, DEZEMBRO 2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. TRABALHANDO AS DIFERENÇAS 6
1.1. Multiculturalismo: entendendo um pouco sobre preconceito 8
1.2. As diferenças que passam despercebidas 9
1.3 As atitudes do professor frente às diferenças 12
2. RELAÇAO DEATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS 14
3. BIBLIOGRAFIA DE TEMAS TRANSVERSAIS 17

3.1. O jeito de cada um: iguais e diferentes .18

3.2 De onde você veio? Discutindo preconceitos 19
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
ANEXOS 22
ANEXO 1. Reportagens 23
ANEXO 2. Sugestões Bibliográficas 28
ANEXO 3. Galeria de Fotos 33

INTRODUÇÃO

Considerando a importância de realizar um trabalhocom bases na construção e desenvolvimento na educação infantil e na formação de nossas crianças, acreditamos que a pratica da cidadania venha a ser o melhor caminho a trilhar, a fim de formar cidadãos conscientes de nossa realidade, das diferenças étnico-raciais, culturais e físicas existentes na atualidade, desenvolvendo dia-dia, com liberdade autonomia e sucesso, saberes indispensáveis à vida emsociedade exercitando praticas diárias que permitam seus desenvolvimentos físicos, sociais, morais, éticos, afetivos e críticos, bem como seu nível psicológico, sendo estes fatores determinantes na formação de sujeitos críticos participativos e conscientes, e para tanto propomos-nos em realizar um projeto voltado a estes quesitos básicos de convivência, com vistas na descoberta das diferenças ede vivencias humanizadoras.
Nossa intenção percorre com suas expectativas, os caminhos da literatura infantil, o uso de materiais concretos e a linguagem na pré-escola e no maternal, por julgarmos de suma importância a exploração de materiais, bem como de contos, lendas e historias, para atingirmos nossos objetivos e buscarmos construir de forma lúdica e prazerosa o conhecimento através daimaginação das crianças, e de materiais diversos.
Este trabalho tem por objetivos resgatar valores necessários à vida em sociedade, bem como viabilizar a formação de hábitos e atitudes frente às diferenças sociais, raciais e físicas existentes através da convivência em grupo, utilizando-se de momentos de ludicidade e interação entre as crianças, favorecendo as linguagens orais, gráficas,plásticas, musicais, temporais, bem como a curiosidade e o gosto pela leitura, reconstrução e ressignificação dos saberes e principalmente o respeito à individualidade de cada um.
Nossas expectativas visam ainda um trabalho que venha a possibilitar a formação de cidadãos conscientes de nossa realidade e das diferenças culturais bem como nosso comprometimento com formação de sujeitos confiantese participativos.
A realização deste trabalho parte de necessidades surgidas no decorrer de nossa prática em sala de aula, destacando então o seguinte relato:

Breve relato sobre fato ocorrido na turma de jardim que atende crianças de 04 a 06 anos de idade.

A turma é composta de uma variada formação cultural, porém não atende especificamente nenhuma criança negra. Chama-nos aatenção o fato de uma menina de 04 anos relatar à sua mãe que gostaria de ter o cabelo liso e a pele bem branquinha como a dos colegas. A mãe, então, ao falar com a professora expôs o fato e questionou se alguém havia insultado sua filha, a chamando de negra, A professora explicou que de fato isso não aconteceu, e a mãe, por sua vez, entendeu com naturalidade. No dia seguinte o irmão da menina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clinica da diferença – trabalhando com grupos
  • Trabalhando
  • trabalhando
  • trabalhando
  • Por que estou trabalhando?
  • Trabalhando...
  • Mulheres trabalhando
  • Trabalhando Com O Texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!