trabalhadores e cidadaos

Páginas: 28 (6864 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Trabalhadores e Cidadãos. Nitro Química: a fábrica e as lutas operárias nos anos 50.
FONTES, Paulo. Trabalhadores e Cidadãos. Nitro Química: a fábrica e as lutas operárias nos anos 50. 1ª ed. São Paulo: Annablume, 1997. V.1. 202p.
Este livro é uma versão revista e editada da dissertação de mestrado em história social do trabalho: Trabalhadores e Cidadãos. Nitro Química: a fábrica e as lutasoperárias nos anos 50, essa tese foi defendida pelo autor Paulo Fontes, em 1996, no Departamento de História Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi adaptada para livro e editada em 1997, e está até o momento em uma única edição.
A escolha desta obra foi feita depois de um trabalho de pesquisa feito para a disciplina de Laboratório I,ministrado pela professora Maria Rita de Almeida Toledo e o professor Fabio Franzini no 2º semestre de 2010 na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Justificativa
Em um breve contado com alguns capítulos do livro durante a disciplina interessei-me pelo conteúdo, que foi mais conhecido com o desenrolar dos temas sobre trabalho e migração no Brasil Contemporâneo. Por esse motivo a vontadede estudar os migrantes nordestinos começou a despontar como um caminho a percorrer dentro dos leques de temas a serem estudados. Comecei a desenvolver um trabalho de Iniciação Cientifica sobre o tema “ O Direito ao Trabalho”, sobre a luta operária de Guarulhos, na qual trato de migrações, lutas trabalhistas, classe operária, mas especificamente sobre as relações da memória dos trabalhadores daIderol, uma empresa de metalurgia que teve sua falência decretada em 1999, em que procuro trabalhar as formas de dominação e a sociabilidade. Logo, o livro de Paulo Fontes é uma referência.
Não só por causa do interesse nas migrações internas, mas, também, pelo intuito pessoal de poder ler mais profundamente uma obra que já é considerada de grande importância, justamente no que tange a ruptura nosestudos migratórios, principalmente em relação á produção bibliográfica especializada do final do século XX. É interessante pensar nisso ao ler o livro de Fontes. Pensemos que até meados dos anos 80 nos estudos migratórios prevaleciam os estudos de Cientistas Sociais.
Fontes é inovador em abordar as migrações internas com um olhar de historiador, mas sem perder o contato com as outras disciplinas.Por tudo isso, julgamos ser pertinente analisar mais profundamente essa obra que muito contribuirá para entender o fazer historiográfico e como um autor está correlacionado com seu meio e suas influências teóricas. Hoje há avanços na historiografia sobre migrações internas, mas é um vasto campo a ser explorado por historiadores e queremos particularmente adentrar nesse meio.
Objeto/Objetivo
Emum breve histórico da empresa Nitro Química, do grupo Votorantim, Fontes traz um estudo sobre os trabalhadores da Nitro Química em que aponta dentre seus principais interesses de pesquisa estão: a relação da empresa com o bairro de São Miguel; os mecanismos de dominação; as organizações operárias, dentre outros.
Sendo o objeto de analise de Fontes a relação da criação da Nitro Química com odesenvolvimento do bairro de São Miguel Paulista, pois, o autor conduz uma investigação minuciosa das relações de trabalho na Nitro Química com a inserção da empresa no contexto de formação do bairro de São Miguel Paulista, relacionando contexto econômico, social e político em que operários, supervisores, administradores e a própria empresa estiveram envolvidos.
Tendo os depoimentos orais como suaprincipal fonte, o autor demonstra como a memória desses trabalhadores registra a constituição de estratégias individuais e coletivas, a grande diversidade de formas de sociabilidade em momentos distintos. Detalhando relação entre empresa e trabalhadores, em que a ação dos trabalhadores afetou a vida de uma grande companhia destinada a ser o núcleo da moderna indústria química nacional. Através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Cidadão Trabalhador
  • Cidadao
  • O cidadão
  • cidadão
  • Cidadao
  • Cidadao
  • Trabalhador
  • Trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!