Trabalhadores do século xix

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
As Cidades do Século XIX

Mas, os benefícios do progresso não eram para todos. As cidades do século XIX, como Londres ou Paris, cresceram sem planejamento. Operários e burgueses já nãodividiam a mesma vizinhança; os trabalhadores moravam junto às fábricas enquanto os patrões moravam nos subúrbios mais distantes e arborizados.
As cidades foram surgindo em torno das fábricas. As ruaseram estreitas e formavam labirintos; as casas dos operários eram pequenas e miseráveis, grudadas umas às outras. Os cômodos não tinham janelas.
O ar sufocava com os gases das chaminés e não haviaserviços públicos básicos, como água limpa ou rede de esgotos. Essas cidades industriais eram feias, sujas e tristes; seus rios, imundos. Essa situação favorecia a disseminação de epidemias e doenças;cólera, varíola, escarlatina e tifo eram frequentes entre os trabalhadores. O trabalho nas fábricas consumia cerca de 15 horas por dia de homens, mulheres e crianças – algumas com apenas 5 anos. Ossalários eram muito baixos, não permitindo aos trabalhadores usufruírem das maravilhas da sociedade industrial.
As aldeias transformaram-se em grandes cidades e parte da população ruraldeslocou-se para os centros urbanos em busca de trabalho nas fábricas. Aliado ao aumento da produção e da produtividade houve sensível aumento populacional: entre 1750 e 1850, a população da Inglaterra quasetriplicou.
O preço na alimentação foi reduzido com o progresso nos métodos agrícolas – a máquina semeadora é um exemplo -, a importação de mercadorias de outros países, como os Estados Unidos, e obarateamento nos transportes devido às estradas de ferro.
A invenção da comida enlatada, que se conservava por muito mais tempo, mudou hábitos alimentares. Se até o século XIX, o alimento semprevinha das hortas e plantações locais, a partir de então ele poderia vir de qualquer canto do mundo.

O Trabalho nas Indústrias Têxteis

Com a introdução das máquinas, a força muscular deixou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As ações dos trabalhadores franceses e ingleses do seculo xix
  • Perfil do trabalhador brasileiro no final do seculo xix
  • O século XIX
  • Seculo XIX
  • Seculo XIX
  • seculo xix
  • Século XIX
  • século XIX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!