Trabalhador e horário flexivel

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Com o crescimento mundial e das necessidades, oferta e demanda. Houve a formação das organizações, que são a soma de pessoas, recursos e equipamentos entre outros visando como resultado suprir a necessidade e demanda.
Com esse novo cenário após a Revolução Industrial e dessa passagem para produção em massa, foi inevitável a busca por entendimento entre as pessoas que fazem parte dessasorganizações, surge então às teorias da administração como suporte para essa harmonia.
Uma é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hpspital ou umaescola são todos exemplos de organizações. (MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Introdução a administração, p. )

2.1.1 EVOLUÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
O estudo das teorias visa alternativas pra resolver as divergências que ocorre nas organizações.
Durante esse processo da Revolução Industrial, em 1900, surge a Administração Científica, por Frederick Winslow, nos Estados Unidos, com o objetivoprincipal de melhorar o rendimento do trabalhador, ele analisou e estudou o tempo e os movimentos de determinado serviço de produção e propôs um sistema de pagamento por determinada produção, pois a satisfação dos trabalhadores aumentaria a produção e a finança da empresa. Após algum tempo, em 1916, surge a Teoria Clássica da Administração, na Europa, por Henry Fayol, com a visão no processoadministrativo, na estrutura da organização e inter-relacionamento entre as partes que a constituem. Temos também em 1932 a Teoria Humanística, esta veio para atacar a Teoria Cientifica, tendo Elton Mayo como o pai desta teoria, com foco no ser humano na organização e assim completando a Era Clássica.
Após a II Guerra Mundial, os Estados Unidos se firma como a maior potência econômica mundial, a Europae Japão se recuperando da crise, inicia-se a Era Neoclássica com alguns modelos de abordagens na administração. A Teoria Burocrática em 1947, desenvolvida por Max Weber, sociólogo alemão, definida como uma forma de organização na racionalidade para chegar a uma eficiência nos objetivos organizacionais. Em 1956 a Abordagem Estruturalista, com a idéia de um ambiente com várias organizações. AAbordagem Comportamental em 1957, com base no comportamento das pessoas na tomada de decisões.
A abordagem comportamental da administração preocupa-se com o aumento da produção por meio de uma maior compreensão de como são as pessoas. De acordo com os teóricos dessa abordagem, se os gerentes compreenderem seus funcionários e adaptarem as empresas a eles, o êxito organizacional será uma conseqüêncianatural. (KOETZ, Luciane Souleto, Teorias da administração, p. 64).
A Teoria dos sistemas em 1966, idealizado por Ludwing Von Bertalanffy, defendia a realidade feita de sistemas e a necessidade de analisar a relação entre as partes dos sistemas. A organização é um sistema técnico e um social, é cercado por ambientes, sendo o papel da administração o cuidado com o desempenho global do sistema.

ATeoria da contingência em 1980, iniciando uma nova Era, a Pós Industrial ou Da Ianformação, estabelece uma nova visão, de que a organização precisa se ajustar de acordo com o ambiente.
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstâncias. Pode-se dizer que a abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional,ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado (CHIAVENATO, 2003).
2.1.1.1 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Com toda essa evolução na área administrativa, corre junto a evolução no relacionamento da organização com as pessoas que a integram. O processo de comunicação é a base para o início...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHADOR GANHA HORARIO FLEXIVEL
  • trabalhador ganha com horario flexivel
  • Trabalhador ganha com horario flexivel
  • Trabalhador ganha com horário flexivel
  • Trabalhador ganha com horário flexível
  • Trabalhador ganha com horário flexivel
  • Trabalhador ganha com horário flexivel
  • TRABALHADOR GANHA MAIS COM HORÁRIO FLEXIVEL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!