Trabalhado, Homen cultura e dociedade

1536 palavras 7 páginas
É importante refletirmos sobre a desigualdade social para estarmos cientes da situação atual do nosso meio social, pois é um tema que está afetando toda a sociedade em geral não somente no Brasil, mas a maioria dos países da atualidade, prejudicando cidadãos de todas as faixas etárias, principalmente os jovens de classe de baixa renda, causando muita pobreza, fome, corrupção, aumento das taxas de desemprego, entre outros.

A desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países subdesenvolvidos onde há uma má distribuição de renda. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de consequências causadas pela falta de dinheiro, acontecendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, alimentação ruim, entre outros. Com esses acontecimentos diários nas famílias tem como consequência: o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida, onde muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados

Umas das medidas para tentar reverter essa situação que está tomando poder em todo o mundo, seria a conscientização de cada cidadão em ser solidários e ajudar quem está necessitando. As pessoas deveriam ser menos preconceituosas e dar oportunidades a todos independentemente da cor, ou religião. Na educação as oportunidades deveriam ser maiores, e o mais importante, não eleger ladrões para governar o nosso país.

Existem vários tipos de desigualdades por todo o mundo, sendo classificadas como econômica, racial, regional e de gênero:
•Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda;
•Desigualdade racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo;

•Desigualdade regional: desigualdade entre regiões, cidades e estados;
•Desigualdade de Gênero: desigualdade entre os sexos (homens e mulheres)

A desigualdade social sempre vai ser relacionada com a economia, falta de recursos, descaso do governo com a população de baixa renda,

Relacionados