Trabalhabilidade

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
TRABALHABILIDADE

Trabalho elaborado para o aprofundamento
no conteúdo das aulas de ética sobre
trabalhabilidade e código de ética dentro
das empresas.
Professor: Maria José

Índice

Introdução-------------------------------------------------------------------------------------
Conteúdo --------------------------------------------------------------------------------------

Definição de trabalhabilidade ------------------------------------------------------------

Histórico ---------------------------------------------------------------------------------------

Fato que chamou atenção----------------------------------------------------------------

Importância para o trabalhador ----------------------------------------------------------

Conclusão -------------------------------------------------------------------------------------

Referencias bibliográficas -----------------------------------------------------------------

Introdução

Trabalhabilidade é adquirir e desenvolver competências ehabilidades que apresentam um real valor no momento, aprofundar o autoconhecimento, aperfeiçoar a capacidade de atuar em parceria, de assumir posições de liderança, de maximizar o aproveitamento do potencial dos indivíduos e dos grupos, de trabalhar sob pressão ou em situações de ambiguidade, contudo, sem perder de vista os resultados a serem alcançados. 

Conteúdo

Definição de trabalhabilidade

Maisque a empregabilidade, o grande desafio atual é a trabalhabilidade, ou seja, adquirir e desenvolver competências e habilidades que apresentam um real valor no momento, aprofundar o autoconhecimento, aperfeiçoar a capacidade de atuar em parceria, de assumir posições de liderança, de maximizar o aproveitamento do potencial dos indivíduos e dos grupos, de trabalhar sob pressão ou em situações deambiguidade, contudo, sem perder de vista os resultados a serem alcançados. 

Histórico

Nesse contexto surge na década de 90 a palavra Empregabilidade. Nesta fase, o importante não é mais conseguir um emprego, mas manter-se nele. A empregabilidade é como se fosse uma proteção para o profissional, garantindo que ele se mantenha em seu cargo de trabalho apesar dos riscos que o profissional corre,como por exemplo, o risco de perder o emprego. Mas o mercado de trabalho fica ainda mais exigente, cobrando do profissional, além das competências e habilidades técnicas da sua função, outros atributos comportamentais como: iniciativa, pró-atividade, liderança, entre outros. Até que no início do novo milênio surge um novo termo que passa a nortear os planos de desenvolvimento profissionalaplicados nas grandes empresas: o Intra-empreendedorismo, que resume todas as competências e habilidades que um profissional deve ter para o sucesso de sua carreira. Com a “Trabalhabilidade” o profissional passa a estar habilitado a desempenhar qualquer função, quer seja sob o regime de trabalho formal, quer seja na livre iniciativa, sendo o único responsável pelo futuro de sua carreira. Além disso,desaparece a raiz “emprego” para dar lugar à raiz “trabalho”. Nesta conceituação, torna-se cada vez mais tênue o vínculo entre quem contrata um serviço e quem executa esse serviço. A figura da “carteira assinada” dá lugar a outras formas de contratação de mão de obra. Surgem os trabalhadores autônomos, as cooperativas, a terceirização, o trabalho temporário, trabalho em tempo parcial, trabalho porprojeto e o “home-office” ou “tele trabalho”. O trabalhador passa a emprestar suas habilidades e seus conhecimentos a várias empresas simultaneamente, com maior liberdade, porém menos benefícios sociais.
Na competitividade entre as organizações passamos a ter como fundamental não somente os recursos tecnológicos, uma adequada estrutura organizacional, bons produtos e serviços, mas também a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHABILIDADE
  • Trabalhabilidade
  • Trabalhabilidade
  • TRABALHABILIDADE NA LOGÍSTICA
  • Resumo sobre trabalhabilidade
  • ENSAIO DE MEDI O DE TRABALHABILIDADE DO CONCRETO FRESCO TESTE VEBE
  • Efeito da trabalhabilidade na estrutura das ligas al-1,88%cu, al-2,69%cu e al-3,21%cu laminadas a frio .

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!