TRABALHABILIDADE NA LOGÍSTICA

Páginas: 8 (1991 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
TRABALHABILIDADE NA LOGÍSTICA

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma sub-área da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.
Fundamentalmente a logísticapossui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos naempresa.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito deatender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
As novas exigências para a atividade logística no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização dafabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios. Apesar dessa evolução, até a década de 40 havia poucos estudos e publicações sobre o tema. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito delogística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning).
Após os anos 80, a logística passa a ter realmente um desenvolvimento revolucionário, empurrado pelas demandas ocasionadas pela globalização, pela alteração da economia mundial e pelo grande uso de computadores na administração. Nesse novocontexto da economia globalizada, as empresas passam a competir em nível mundial, mesmo dentro de seu território local, sendo obrigadas a passar de moldes multinacionais de operações para moldes mundiais de operação.
Na área da trabalhabilidade de logística temos os cargos e suas competências no mercado a seguir:

Auxiliar de Logística

Os auxiliares de logística alem de controlarem, programas ecoordenarem operações de transportes em geral; acompanham as operações de embarque, transbordo e desembarque de carga. Verificam as condições de segurança dos equipamentos utilizados e meios de transportes como também, da própria carga. Supervisionam armazenamento e transporte de carga e eficiência operacional de equipamentos e veículos. Controlam recursos financeiros e insumos, elaboramdocumentação necessária ao desembargo de cargas e atendem clientes. Fazem pesquisas preços de serviços de transporte, identificam e programam rotas e informam sobre condições do transporte e da carga. São responsável também pelo abastecimento e reposição das mercadorias na loja, pela recepção, conferência e separação das mercadorias entregues pelos fornecedores, verificação da disponibilização e entregadas mercadorias aos clientes, tendo como meta a satisfação dos clientes. E ainda auxilia o departamento de logística.


Competências e Habilidades da função:
Orientação para satisfação do Cliente; Trabalho em equipe; Raciocínio numérico, Dinâmica de armazém, estoque, faturamento e roteirização.

Formação: Ensino Médio

Áreas de atuação nas empresas:
Suas atuações e relacionamento por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhabilidade
  • TRABALHABILIDADE
  • Trabalhabilidade
  • Trabalhabilidade
  • Trabalhabilidade
  • Resumo sobre trabalhabilidade
  • Logistica
  • Logistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!