Trabalh De Reda O T Cnica

418 palavras 2 páginas
Redação - Qualidades e defeitos de um texto

Antes de qualquer outra coisa, redação é um trabalho de criatividade e de emprego particular da linguagem. É absurda a idéia de haver um texto elaborado como "modelo" a ser seguido. Ainda assim, mesmo sendo um trabalho subjetivo, de criatividade, podemos enumerar algumas qualidades e defeitos que, via de regra, devem ser observados ou evitados.

Qualidades: correção, clareza, concisão e elegância. Defeitos: ambiguidade, obscuridade, pleonasmo ou redundância, cacofonia e eco.

As qualidades
Correção - embora possa haver liberdade como consequência do estilo, um texto deve obedecer às regras da língua. Estas são referentes à ortografia, pontuação, concordância e regência.
Clareza - Não obedecendo às normas gerais da língua, o texto torna-se pouco claro, difícil de ser compreendido. As palavras devem ser bem colocadas, as ideias apresentadas obedecendo uma determinada lógica, sem cair num didatismo primário. O texto deve proporcionar o prazer da descoberta.
Elegância - é em última análise, o resultado final obtido quando se observam as qualidades e se evitam os erros. É o texto agradável de ser lido tanto pelo conteúdo como pela sua forma.
Concisão - é apresentar uma ideia em poucas palavras, sem, contudo, comprometer a clareza. É sinônimo de precisão, exatidão, brevidade. É o oposto da prolixidade, algo a ser evitado. Ser prolixo é usar muitas palavras para dizer pouca coisa, "encher linguiça".

Os defeitos
Ambiguidade ou anfibologia - ocorre quando a frase apresenta mais de um sentido, em consequência da má pontuação ou da má colocação das palavras.
Obscuridade - Oposto da clareza. Má pontuação, rebuscamento da linguagem, frases excessivamente longas (prolixas) ou exageradamente curtas (lacônicas), emprego equivocado de pronomes relativos e conjunções, erros de concordância e regência, etc. são alguns dos causadores da obscuridade.
Pleonasmo ou redundância - consiste na repetição desnecessária de um termo ou de uma

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • A Historia Secreta Da Rede Globo
    95118 palavras | 381 páginas