TRABALH DE BIOLOGIA 2015 BIOMAS IMPRIME ESSE

3978 palavras 16 páginas
INTRODUÇÃO
O Trabalho de pesquisa ira tratar sobre os biomas caatinga e taiga conhecida também como floresta boreal.
A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. E a taiga, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, tem clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve. Esse bioma, localizado entre as florestas tropicais ao sul e a tundra ao norte, pode ser encontrado nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Ambos tem impactos ambientas.

2- CAATINGA
A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 km², correspondendo a cerca de 10% do território nacional. Ela está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
As temperaturas médias anuais são elevadas, oscilam entre 25°C e 29°C. O clima é semiárido; e o solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas.
A ação do homem já alterou 80% da cobertura original da caatinga, que atualmente tem menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais.
As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira direta na vida de uma população de, aproximadamente, 25 milhões de habitantes.
As chuvas ocorrem no início do ano e o poder de recuperação do bioma é muito rápido, surgem pequenas plantas e as árvores ficam cobertas de folhas.
2.1 CADEIA ALIMENTAR
Os invertebrados compõe um grupo especial, eles são a base da cadeia alimentar do bioma, servem de alimento para os anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos, que servem que

Relacionados