Trabalgo de atps gestão

2275 palavras 10 páginas
BENCHMARKING

È uma técnica estratégica, é aprendizado sobre o mercado e seus concorrentes; utilização de ferramentas de medição e controle.
Benchmarking é não mais que um processo ou técnica de gestão por meio do qual as empresas ou organizações avaliam o desempenho dos seus processos, sistemas e procedimentos de gestão, comparando-o com os melhores desempenhos encontrados em outras organizações.

Vantagens

Tornar a organização mais competitiva, promovendo o desenvolvimento e o crescimento organizacional, ao implementando o Benchmarking nas empresas, trazemos novos conhecimentos, facilitando a adaptação as mudanças do mercado.
O Benchmarking é uma maneira de conviver um um pouco melhor , de estabelecer uma diferença, padrões mais altos, aprendizagem continua, sinergia de idéias.

Aplicações:

O Benchmarking deve ser cuidadosamente planejado e executado, para se chegar efetivamente ao aperfeiçoamento da gestão das organizações.
O processo de Benchmarking pode ser dividido em quatro etapas.

Planejamento:

Na etapa de planejamento, são necessários alguns procedimentos essenciais:

Em principio podem participar do Bechmarking quaisquer organizações que tenham reputação de excelência na área a ser estudada, não devendo ser, necessariamente, da mesma área de atuação.
Deverá identificar as áreas, processos ou atividades a serem melhorados, essa seleção de atividades deve considerar o impacto potencial que as melhorias podem trazer á organização, é indispensável definir critérios que possibilitem alguma comparação entre essa atividade.
È necessário definir parâmetros e indicadores para a mensuração de custos, qualidade e prazos utilizados na execução das atividades.

Coleta de dados:

O ideal é que a organização promotora de Benchmarking obtenha, inicialmente, o maximo de informações sobre as demais entidades, por meio de fontes secundarias, como jormais, revistas, pesquisas, banco de dados, publicações das próprias organizações e Internet.

Relacionados