Trabalalho Informatica

1199 palavras 5 páginas
Apple Lisa O Lisa introduziu um paradigma completamente novo – a interface gráfica de usuário direcionada pelo mouse – no mundo dos computadores pessoais. (Note que o lançamento da estação de trabalho Xerox Star em 1981 marcou a estreia da interface gráfica de usuário com mouse.) O alto preço do Lisa na varejo, 9.995 dólares no lançamento (atualmente seriam cerca de 23,103 dólares corrigidos), processador lento (5MHz), e drives de discos customizados problemáticos dificultou muito a vida da máquina revolucionária assim que ela chegou ao mercado. Apesar desses pontos negativos, o Lisa fez um grande barulho no mercado em 1983 graças ao seu sistema operacional gráfico que utilizava ícones, menus pull-down, e janelas sobrepostas para representar e manipular informações em vez da convenção então muito comum de digitar comandos baseados em texto. A interface lançou uma revolução na maneira como os consumidores interagiam com os computadores pessoais. O impacto da interface gráfica do Lisa foi tão profundo que dezenas de empresas “subiram no mesmo barco” com produtos imitadores e “de carona” nesse espaço da GUI com mouse.

Macintosh
Talvez ainda mais profundo tenha sido o impacto do Lisa na própria Apple. Apesar de o desenvolvimento do computador ter começado sob o olhar de Steve Jobs, o cofundador da empresa depois foi retirado do projeto. Isso fez com que Jobs assumisse o controle de outro projeto de computador na Apple, o aparelho de baixo custo de Jef Raskin, o Macintosh.
Sob a guia fervorosa e singular de Jobs, o Macintosh, lançado apenas um ano depois, tornou-se um concorrente de baixo custo para o prório Lisa, o que selou o destino do computador estranho e muito caro.
O restante desse pedaço da história da Apple deve ser ao menos um pouco conhecido dos leitores. Algumas das conquistas do Lisa que o Macintosh emulou incluem o mouse e a tela com mapa de bits (bitmapped), o paradigma do desktop, os ícones representativos, as fontes proporcionais,

Relacionados

  • Índios, os primitivos donos do acre
    5071 palavras | 21 páginas