Trabalaho Pte

Páginas: 10 (2307 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1. INSTRUMENTALIZAÇÃO EM SERVIÇOSOCIAL.............................................4
2.2. MOVIMENTOS SOCIAIS......................................................................................6
2.3. POLÍTICAS SETORIAIS CONTEMPORÂNEAS..................................................7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................9REFERÊNCIAS..........................................................................................................10








1 INTRODUÇÃO
No Brasil, o Serviço Social se institucionalizou como uma profissão, estratégica no processo de controle racional dos conflitos entre capital e trabalho e consequentemente, da questão social.
Na trajetória histórica do Serviço Social, podemos identificar várias correntes que discutem a questão da sua instrumentalidade, que trazemconsigo um corpo conceitual específico que dá a esse tema um determinado significado. Entendemos por instrumentalidade a concepção desenvolvida por Guerra (2000) que, a partir de uma leitura lukacsiana da obra de Marx, constrói o debate sobre a instrumentalidade do Serviço Social.
A Instrumentalidade do Serviço Social, expressa no exercício profissional, demarcando suas dimensõestécnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política, constitui-se o objetivo de discussão e análise do estudo que ora se apresenta.
Quanto aos movimentos sociais no Brasil, eles se organizam dentro da ordem vigente e lutam contra essa ordem para forçar a classe detentora dos meios de produção a abrir mão de regalias, fazendo com que o Estado assegure direitos em prol da maioria. Bem como, areelaboração de conceitos de direitos, tais como: trabalho; carga horária; contratos coletivos; melhores condições de vida; habitação; educação; saúde; lazer, dentre outros.
Essas lutas ocorrem tanto no âmbito urbano, quanto rural. Algumas delas são expressas pelos movimentos: dos Sem-Teto ou da Luta por Moradia; dos Trabalhadores Rurais; Sem-Terra (MST); dos Operários, das mulheres, dos negros, dos homoafetivos, entre outros.
Falando em Políticas Setoriais Contemporâneas, vimos que a análise das formas contemporâneas de organização da ação estatal evidencia, porém, a intensificação de relações sistêmicas entre as políticas setoriais do campo social e outras políticas setoriais urbanas, sinalizando aspectos relevantes da configuração do campo da gestão territorial no contexto recente de reajusteestrutural do Estado. 



1 DESENVOLVIMENTO
2.1. A INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL
A instrumentalidade do Serviço Social apresenta uma substancial importância no sentido em que contribui para o histórico processo de superação de traços conservadores tradicionais que constituíram a profissão, dos quais são emblemáticos o tecnismo, o imediatismo e o metodologismo, ou seja, da dicotômicarelação teoria-prática.
A relevância das contribuições teóricas elaboradas sobre a instrumentalidade evidencia-se, ainda, pelo fato de haver um reduzido número de produções teóricas acerca da temática, fato reforçado pela seguinte afirmação:
“A instrumentalidade do Serviço Social é um campo saturado de mediações que não foram suficientemente discutidas pela categoria profissional (...).A ausência ou a insuficiência da tematização desta dimensão da profissão produz, por um lado, o discurso que a nega; por outro, intervenções que se reduzem a ações finalísticas, repetitivas, modelares. (GUERRA, 2007, p. 38)”.
O Serviço Social não tem método e teorias próprios, apesar da necessidade premente de sustentar uma matriz teórico-metodológica, que viabilize uma leitura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalaho
  • Trabalaho
  • trabalaho
  • Trabalahos
  • TRABALAHO
  • Trabalahos
  • Pte
  • Trabalaho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!