Trabakho De Sensop

377 palavras 2 páginas
Ernst Heirch Weber foi um professor de Anatomia e Fisiologia na Universidade de Leipizig,e seus estudos foram uma das bases em que Wilhelm Wundt se fundamentou para mais tarde criar o primeiro laboratório de Psicologia Experimental.
Entre os anos 1829 e 1834, Weber desenvolveu um estudo sobre as sensações cutâneas e cenestésicas que foi publicado em uma monografia intitulada “De tactu: anotationesetphysicologicae”, este estudo foi muito importante para o desenvolvimento da psicofísica, o estudo consistia em diferenciar até que ponto o uso da musculatura influencia na descriminação de pesos. Aos sujeitos em que a pesquisa foi aplicada era pedido que levantassem pesos comparando-os, desta forma utilizando de sua musculatura, e depois que avaliasse os mesmos pesos porem desta vez o peso lhes era colocado na mão, de forma que não utilizassem a musculatura. A partir deste experimento Weber chegou a duas conclusões, a primeira é que a sensibilidade aos pesos é bem mais precisa quando a musculatura está envolvida, ou seja, quando os sujeitos levantam os pesos; a segunda é que para que o sujeito pudesse sentir a diferença de um peso para o outro era preciso que houvesse uma diferença de mais ou menos ¼ do peso padrão.
A partir destes experimentos foi criado o conceito de limiar diferencial, que se refere à diferença perceptível entre um estímulo e outro, ou seja, quanto é preciso adicionar ou tirar para que a diferença entre o estímulo apresentado e o estímulo padrão seja percebida pelo sujeito, a isto chamamos de Razão de Weber.
Muitas pessoas consideram que por este estudo Weber acabou se tornando de cera forma precursor de uma nova ciência que seria chamada mais tarde de psicologia, mas essa certamente não era sua intenção ao iniciar sua pesquisa.
Muitos estudos foram feitos a partir deste estudo como forma de replicação e também de desenvolvimento do conceito de limiar diferencial, o teste dos pesos proposto por Weber foi em sua natureza modificada para abranger os

Relacionados