trabakho administração

1288 palavras 6 páginas
Planejamento e controle da produção - Dênis
Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar e dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).
Zacarelli (1979), denomina o PCP como Programação e Controle da Produção, definindo-o como " ... um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa".
O objetivo do PCP é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado". Já para Plossl (1985),"o objetivo do PCP é fornecer informações necessárias para o dia-à-dia do sistema de manufatura reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e chão-de-fábrica".
Na visão de Martins (1993), "o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros".
Para atingir estes objetivos o PCP reúne informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura. A figura 2 relaciona as áreas e as informações fornecidas ao PCP.
Um PCP eficiente é de suma importância, posto que se pode ganhar um tempo significativo fazendo-se uma programação confiável com seqüenciamento correto de produção, controlando-se para que tudo aconteça de acordo com o planejado. Em função dos altos altos tempos de set-up, alguns equipamentos normalmente tornam-se gargalo da empresa, fazendo com que a mesma se obrigue a programar suas vendas, de acordo com o ritmo desses equipamentos,

Relacionados

  • Contexto empresarial
    2600 palavras | 11 páginas
  • QUALIDADE SOB O ENFOQUE DO RH, TERCEIRIZAÇÃO EQUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
    4265 palavras | 18 páginas
  • Cipa e a proteção do trabalhador
    21751 palavras | 88 páginas