TRABAHO DE DIETA HIPERGLIC DICA

2151 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO

Um dos nutrientes mais importantes da dieta, tanto do ponto de vista da saúde como do desempenho nas atividades, são os carboidratos.
Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm carbono, hidrogênio e oxigênio em várias combinações. Na nutrição humana estes nutrientes têm como principal função fornecer energia (ATP) via respiração aeróbica ou anaeróbica, sendo classificados em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos mais comuns são glicose e frutose e os dissacarídeos, sacarose e lactose. Os polissacarídeos formam diversas classes, sendo que somente o amido e o glicogênio são considerados digeríveis pelo homem. Os demais polissacarídeos são componentes estruturais das plantas e dos animais e constituem a fibra bruta dos alimentos, indigerível pelos monogástricos. Do ponto de vista alimentar e nutricional, o amido representa cerca de 50% dos carboidratos, a sacarose entra na proporção de aproximadamente 25% e a lactose 10%. Portanto, esses três carboidratos representam cerca de 85% dos carboidratos totais ingeridos com os alimentos.
Os carboidratos, de um modo geral, contribuem com 50% até 80% das calorias totais da alimentação, dependendo do país e da região. Porcentagem ao redor de 50% é consumida nos países desenvolvidos e industrializados, enquanto que dependência muito maior dos carboidratos é encontrada em muitos países em desenvolvimento. Outra peculiaridade no consumo dos carboidratos é que os países em desenvolvimento consomem principalmente amido de raízes, tubérculos e cereais, enquanto que nos países industrializados se consome uma proporção maior de açúcares, particularmente sacarose e glicose.
A maioria dos nutricionistas e cientistas da nutrição consideram o consumo de alimentos ricos em carboidratos um dos componentes mais importantes da alimentação saudável, não apenas pela dependência das células nervosas, das lentes dos olhos e as hemácias pela glicose como fonte energética,

Relacionados