trabahlo de atps

1892 palavras 8 páginas
Sumario
O que sõ os PCNs ?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais são referências para o trabalho dos professores das diversas disciplinas e áreas do ensino fundamental e médio, tendo, como objetivo, garantir que todas as crianças e jovens brasileiros possam usufruir dos conhecimentos básicos necessários para o exercício da cidadania.

Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

Mesmo apontando um conjunto de conteúdos e objetivos para as diversas disciplinas, os Parâmetros Curriculares Nacionais não são uma diretriz obrigatória. Suas propostas devem ser adaptadas à realidade de cada comunidade escolar, servindo como eixo norteador na revisão ou elaboração de propostas curriculares próprias.
A própria comunidade escolar de todo o país já está ciente de que os PCN não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.
Têm como objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino.
Os PCN de 1.ª a 4.ª série estão divididos em 10 volumes.

Introdução 1
Os PCNs são definidos como referenciais comuns para a educação no ensino fundamental em todo o Brasil, pois não se auto-denominam um currículo acabado e obrigatório, mas o seu nível de detalhamento faz um currículo do ensino fundamental que possa orientar as ações educativas no ensino obrigatório e melhorar sua qualidadenas escolas brasileiras. A orientação proposta

Relacionados

  • Acadêmica de enfermagem
    392 palavras | 2 páginas
  • 30388482712
    5221 palavras | 21 páginas