Trabahlho de dnn

4123 palavras 17 páginas
1 – INTRODUÇÃO
Apresentação da Petrobras A Petrobras petróleo brasileiro S/A é uma empresa estatal brasileira, de economia mista, que opera em 27 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior, sediada no Rio de Janeiro. Seu lema atual é "Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental". A empresa está em quarto lugar no ranking das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo, é a terceira maior empresa do continente americano em valor de mercado 3 e ocupa o sexto lugar entre as maiores empresas do mundo.
História da Petrobras
Fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getulio Vargas, com a edição da Lei Nº 2004, a criação da Petrobras foi formalizada, com o objetivo de exercer o monopólio estatal do petróleo no Brasil em nome da União.
Á Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.
As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram monopólio conduzido pela Petrobras de 1954 a 1997. Durante esse período a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no País,
Depois de exercer por mais de 40 anos o monopólio estatal do petróleo no Brasil, a Petrobras passou a competir com outras empresas estrangeiras em 1997, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei N° 9.478, de 6 de agosto de 1997. que pôs fim ao monopólio estatal do petróleo no Brasil, e abriu as atividades da indústria petrolífera à iniciativa privada. A partir daí foram criadas a Agência Nacional do Petróleo (ANP), responsável pela regulação, fiscalização e contratação das

Relacionados