TRABA CONTROLO DE PRAGA E DOEN AS DE ANIMAIS EM MO AMBIQUE

5617 palavras 23 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho fala acerca do controlo de pragas e doenças nos animais em Moçambique. Actualmente são demandadas alternativas sustentáveis para controlar as espécies de pragas e doenças de diversos animais especialmente o gado bovino, ovino, caprino e animais de estimação como os cães.
O objectivo desse trabalho é de identificar quais os tipos de controlo alternativo de pragas e doenças são utilizados pelos criadores de animais. Assim espera-se que com este trabalho traga um aspecto positivo na parte dos criadores de a criar condições adequadas para os seus animais.

OBJECTIVOS DO TRABALHO

Numa perspectiva mais ampla os objectivos definem as etapas traçadas que se pretendem alcançar na realização de um trabalho científico, onde determina tarefas ou trabalhos e que podem ser:

1.1.1 Objectivo geral
Avaliar o controlo de pragas e doenças dos animais em Moçambique.

1.1.2 Objectivos específicos
Definir a praga e doença dos animais;
Identificar os tipos de pragas e doenças que atacam os animais em Moçambique;
Descrever as doenças que dizimam os animais em Moçambique.

1.2 Metodologias do trabalho
A metodologia adoptada para a execução desse trabalho traduz a maneira como esse trabalho foi desenvolvido. Para tal preconiza-se realizá-lo na componente bibliográfica em que consistiu na busca de informações inerentes ao tema a partir de livros, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso nomeadamente teses e dissertações e, em certos casos, documentos normativos existentes para o país sobre a veterinária.

CONTROLO DE PRAGA E DOENÇAS DE ANIMAIS EM MOÇAMBIQUE
Conceito de praga
Designa-se como praga ou peste o surto de determinadas espécies nocivas ao desenvolvimento agrícola ou que destroem a propriedade humana, perturbam os ecossistemas, ou que provocam doenças epidémicas no homem ou em outros animais.
O conceito oficial de praga é estabelecido pela FAO como sendo: "qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais

Relacionados