Trab7 1

2769 palavras 12 páginas
A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DE TRÊS INSTITUIÇÕES DO TRIÂNGULO MINEIRO Polyana Imolesi Silveira (UNIT).

Resumo:
Trata-se da comunicação dos resultados de investigação no campo da Educação Superior, especificamente na área de Organização das Instituições de Ensino Superior (IES), com ênfase na Administração de Recursos Humanos (ARH). As IES em exame foram: UFU, UNIT e UNIUBE. Objetivou-se analisar o funcionamento da ARH destas IES. Consultou-se a bibliografia nacional sobre o assunto, a legislação, os documentos institucionais, os depoimentos dos responsáveis pela ARH destas IES. Percebeu-se que as condições de trabalho, como fator extrínseco ao trabalho, interferem, sobremaneira, na satisfação docente e que a ARH é importante na organização, propiciando condições para que as pessoas se mantenham na instituição, tornando o ambiente de trabalho motivador e contribuindo para a satisfação de seus recursos humanos.

Palavras-Chave: Educação Superior – Administração - Recursos Humanos

Introdução
A temática dessa investigação insere-se no campo da Educação Superior, especificamente na área de Organização e Gestão das Instituições de Educação Superior (IES), abordando a questão da Administração de Recursos Humanos (ARH). Nesta pesquisa tomou-se como objeto as principais IES das cidades de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, incluindo, desse modo, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Centro Universitário do Triângulo (UNIT) e a Universidade de Uberaba (UNIUBE).
O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu do contato com professores, em meu ambiente de trabalho, que se sentem insatisfeitos e que buscam sentido naquilo que fazem. Tendo como base esse pressuposto, senti a necessidade de realizar um estudo direcionado aos docentes universitários.
Devido à necessidade de compreender a origem, as causas e as conseqüências da insatisfação docente no trabalho é que, em 2000, houve a preocupação

Relacionados

  • INFRA ESTRUTURA PARA REDES DE COMPUTADORES
    3599 palavras | 15 páginas
  • Projeto Lixeiro Final
    3893 palavras | 16 páginas
  • Tcc pos venda
    5519 palavras | 23 páginas
  • Chiquinha gonzaga e chico buarque
    23674 palavras | 95 páginas