TRAB197

20160 palavras 81 páginas
Introdução

Os países europeus, com o objetivo de enfrentar a economia americana e aprofundar seus laços de união, criaram em 1957 a Comunidade Européia (CE). A União Européia é uma organização supranacional européia dedicada a incrementar a integração econômica e a reforçar a cooperação entre seus estados membros. A União Européia nasceu no dia 1º de novembro de 1993, quando os doze membros da Comunidade Européia (CE) — Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Espanha — ratificaram o Tratado da União Européia ou Tratado de Maastricht. Em 1995, ela foi ampliada com a entrada da Finlândia, da Áustria e da Noruega. Com o Tratado da União Européia, é outorgada a cidadania européia aos cidadãos de todos os estados membros. São intensificados os acordos aduaneiros e sobre imigração com o objetivo de permitir aos cidadãos europeus uma maior liberdade para viver, trabalhar ou estudar em qualquer um dos países membros e, dessa forma, diminuir o controle nas fronteiras.

Expansão da CEE

Em março de 1957, os mesmos Estados fundadores da Ceca firmaram em Roma um tratado de associação que deu lugar ao nascimento da CEE, a Comunidade Econômica Européia, ou seja, o Mercado Comum Europeu. O tratado priorizava os objetivos econômicos como um primeiro passo para conseguir a verdadeira união política. Os objetivos da Comunidade eram:

Europa dos Dez: Até o começo dos anos de 1970, os objetivos políticos estiveram em compasso de espera, pois a CEE teve de superar importantes problemas internos até iniciar sua primeira expansão. Em 22 de janeiro de 1972 quatro novos membros (Dinamarca, Reino Unido, Irlanda e Noruega) firmaram em Bruxelas os tratados de adesão à CEE. Entretanto, a Europa dos Dez não pôde se concretizar: em um referendo celebrado em setembro de 1972 os noruegueses decidiram não aderir à CEE.

Nova fase: Uma nova fase de expansão corresponde aos anos de

Relacionados