TRAB145

1788 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO: A maior cidade dos EUA, situada no estuário do Rio Hudson, no Estado de Nova York. Ocupa uma área de 830km², com extensão máxima de 40km na direção L – O e 58km no eixo N – S. Graças à presença de vários rios e numerosas ilhas (dentre as quais se destacam Manhattan, Long Island e Staten Island), o litoral marítimo e fluvial estende-se por 930km. A cidade divide-se em cinco grandes zonas: Bronx, Manhattan, Queens, Brooklyn e Richmond. A partir de meados da década de 1970, a cidade enfrentou sérios problemas advindos do gigantismo.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Desde 1824, Nova York lidera os grandes centros industriais do país. Dez ramos da indústria absorvem 80% da mão-de-obra empregada: roupas e utensílios domésticos, indústrias gráficas, de alimentos, aparelhos elétricos, produtos químicos, metalurgia, têxteis, máquinas (inclusive as elétricas), produtos de couro e papel. Outra grande forma de emprego é a construção civil. A modernização da cidade começou em 1889 e foi incrementada a partir de 1927, com o aparecimento de gigantescos edifícios na zona central, inclusive o Empire State, com 381m, e que até a década de 1970 foi o mais alto do mundo. Novo surto de construções registrou-se após a II Guerra Mundial, com a construção de mais de 150 grandes edifícios comerciais em Manhattan. Mais de 50% dos prédios residenciais têm menos de 50 anos. Nova York é a sede das maiores empresas internacionais, e Wall Street, o seu distrito bancário, o seu centro das finanças do mundo.

TRANSPORTES E COMUNICAÇÔES: Nova York possui o maior e mais ativo porto do mundo, o Port of New York. O município opera um sistema de transportes rápido de passageiros, de quase 400km de extensão, constituído principalmente de ferrovias elevadas, cuja construção se iniciou em 1871, e subterrâneas, escavadas a partir de 1900. A eletrificação das linhas teve início em 1902. Diversas ferrovias interestaduais têm uma estação terminal comum em Manhattan. A cidade conta com três grandes

Relacionados

Outros Trabalhos Populares