TRAB138

674 palavras 3 páginas
Divisão Celular

Todas as células de qualquer planta ou animal surgiram a partir de uma única célula inicial o óvulo fecundado. Por um processo de divisão. O óvulo fecundado divide-se e forma duas células-filhas idênticas, cada uma das quais contém um jogo de cromossomos igual ao da célula parental. Depois, cada uma das células-filhas volta a se dividir, e assim continua o processo. Nesta divisão, chamada de mitose, duplica-se o número de cromossomos (ou seja, o ADN) e cada um dos jogos duplicados constituirá a dotação cromossômica de cada uma das duas células-filhas em formação.
Na formação dos gametas, acontece uma divisão celular especial das células germinais, chamada de meiose, na qual se reduz à metade sua dotação cromossômica; só se transmite a cada célula nova um cromossomo de cada um dos pares da célula original.

Mitose

É um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. Pelo qual a partir de uma célula-mãe, aparecem as células-filhas, com informações genética idêntica à célula-mãe. É um processo continuo que é dividido didaticamente em quatro fases : Prófase Metáfase Anáfase Telófase

Prófase

A cromatina condensa-se e os cromossomos tornam-se visíveis, os pares de centríolos afastam-se um do outro, migrando para os pólos dos nucléolo, entre eles forma-se uma estrutura chamada fibras do fuso mitótico. Em seguida , o nucléolo se dispersa e a membrana nuclear desaparece.

Metáfase

Aparentemente manipulados pelas fibras do fuso mitótico, estrutura essa surgida nessa fase, os cromossomos são posicionados no plano equatorial do fuso.

Anáfase

As fibras do fuso arrastam metade dos cromossomos até um extremo da célula e a outra metade para outro extremo, deixando-os igualmente divididos.

Telófase

Os cromossomos tornam-se

Relacionados

Outros Trabalhos Populares