trab1 hist evol de quim

944 palavras 4 páginas
Protoquímica É o período que precede em muito o surgimento da química e caracteriza-se por associar-se as primeiras impressões teóricas sobre a matéria e sua constituição, e as artes práticas químicas desenvolvidas pelas civilizações antigas.

O Fogo

O domínio do fogo representa uma das mais antigas descobertas químicas. O fogo era fonte de luz, calor, arma e uma fonte de energia para a transformação dos materiais, sobretudo dos alimentos.

Metalurgia Com o domínio do fogo, surgia à possibilidade da metalurgia. Com exceção do ouro e, eventualmente, da prata, do cobre, da platina e do mercúrio, todos os metais praticamente existem na natureza apenas na forma de minérios, isto é, combinados com outros elementos químicos e na forma oxidada, e para extraí-lo e "purificá-lo" podemos ter como auxílio o processo de oxirredução.

Vitrificação A história da descoberta do vidro é bem antiga, e os primeiros registros datam de 5000 a.C.; quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira - na beira da praia - sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio ( que serviam para segurar suas panelas). O fogo, aliado à areia e a o nitrato de sódio, originou, pela primeira vez acredita-se, um líquido transparente, o vidro. .
Cerâmica
As primeiras cerâmicas de que se tem notícia são da pré-história: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram escurecidas por óxidos de ferro. A cerâmica para a construção e a cerâmica artística com características industriais só surgiram na Antiguidade em grandes centros comerciais. Mais recentemente, passou por uma vigorosa etapa após a Revolução Industrial.

Pigmentação

O homem utiliza os corantes desde a antiguidade para dar cor aos tecidos, às cerâmicas e aos couros. Na antiguidade, os tecidos de tons vermelhos eram os mais procurados pela aristocracia, pois essa cor simbolizava a dignidade e a nobreza. Acredita-se que o tingimento

Relacionados