TRAB089

2089 palavras 9 páginas
Medidas econômicas do Estado Novo (1937-1945)

Getúlio Dornelles Vargas (1883-1954) foi conduzido ao poder através da Revolução de 1930, que depôs o Presidente Washington Luís. Seu governo seria provisório, mas Getúlio trabalhou logo para torná-lo permanente, mesmo que isso significasse negar o desejo do povo que ele afirmava representar. Com o passar do tempo, foi concentrando em suas mãos as atribuições do Legislativo e do Executivo, passando a governar por decretos. Ele promoveu, entre 30 e 45, um rápido movimento de formação do aparelho econômico estatal, de modo centralizado e nacionalmente articulado. Segundo Darcy Ribeiro, Vargas foi o maior dos estadistas brasileiros.
Em 16 de julho de 1934, foi promulgada a segunda Constituição Republicana, que durou somente três anos. Com base nela, Vargas foi eleito Presidente Constitucional do Brasil. Dentre suas medidas econômicas, podemos destacar o estabelecimento de uma maior intervenção do Estado no plano sócio-econômico (limitando o direito de propriedade, nacionalizando empresas, amparando a cultura, organizando sindicatos, decretando que o subsolo pertencia ao Estado e que só ele poderia dar concessões para sua exploração, etc. Esta última, aliás, apresentava uma forte conotação nacionalista). Na vigência dessa Constituição, novas forças políticas vinham se aglutinando, pois achavam que o regime democrático não era a melhor forma de governo.
Ocorriam campanhas presidenciais durante o ano de 1937. Porém, segundo informações governamentais da época, teria sido achado um documento feito pelos comunistas, planejando a tomada do poder. Este plano ficou conhecido como Plano Cohen. Getúlio, então, a pretexto de defender os interesses nacionais, fechou o Congresso e ignorando a Constituição de 34, deu um golpe de Estado no dia 10 de novembro de 1937, contando com o apoio dos Generais Góis Monteiro (Chefe do Estado-Maior do Exército) e Eurico Gaspar Dutra (Ministro da Guerra). Descobriu-se mais tarde que tanto o

Relacionados

Outros Trabalhos Populares