TRAB073

816 palavras 4 páginas
Primeiramente deve-se esclarecer a do livro ter este nome: Dom Casmurro, que foi o nome dado a Bentinho por um amigo que ficou aborrecido ao ver que enquanto ele recitava seus versos, Betinho chegou a cochilar por uns instantes.“Dom” foi por dado por ironia, relacionado a nobreza e “Casmurro” não foi utilizado no seu sentido real, foi dado o apelido devido a seu jeito de ser calado e metido consigo.Bentinho não se ofendeu com o apelido e alguns amigos passaram a chamar-lhe por esse nome.
Bentinho era um garoto de 15 anos, morava na vila de Matacavalos, junto com sua mãe Gloria, seu tio Cosme, sua tia Justina e o agregado José Dias.
Sua casa ficava próxima a de Capitu, sua melhor amiga que cresceu ao seu lado.
D. Gloria, antes de Bentinho, teve um filho que morreu, por ser uma mulher religiosa fez uma promessa de que se seu próximo filho sobrevivesse, este seria padre.
Certo dia, Bentinho teve a noticia de que seria padre, porem ele descobriu estar apaixonado por Capitu, e ela por ele.
Capitu e Bentinho passaram a viver um amor secreto e não aceitavam aideia de que teriam que renunciar a essa paixão, para que Bentinho fosse padre.
O tempo não conseguiu apagar a promessa de D.Glória e no ano seguinte mandou seu filho para o Seminário, mesmo que seu coração desejasse o contrário. Bentinho chegou a confidenciar a José Dias que não tinha vocação para ser padre, mas nada disse sobre sua paixão por Capitu, inutilmente José Dias tentou convencer Glória.Bentinho voltava aos sábados para casa, era quando ele podia rever a família e encontrar o seu grande amor Capitu.
No Seminário ele conheceu Escobar, teve início uma grande amizade. A este amigo ele confidenciou seu segredo e descobriu que Escobar não tinha objetivo de ser padre.
Certo dia Bentinho conheceu Sancha, uma grande amiga de Capitu, que encontrava-se doente e estava sobre os cuidados de Capitu.
O tempo passou, Bentinho e Capitu já não suportavam mais a espera, foi então que José Dias teve a idéia de que Bentinho

Relacionados

Outros Trabalhos Populares