TRAB015

584 palavras 3 páginas
A Realidade da Fome

Fome é uma prolongada carência de alimentos, que causa inanição e morte. As dores de fome mais conhecidas são as do estômago, provocadas por fortes contrações dos músculos gástricos.
Através da história, a fome sempre tem atingido alguma área do mundo num espaço de tempo relativamente pequeno. A maior parte das nações em desenvolvimento da África, da Ásia, e da América Latina possui alimentos insuficientes para sua população. Mas também falar sobre a questão da fome no Terceiro Mundo, não é só levar em conta a falta de alimentos. Vai além disso, envolve fatores econômicos, políticos, históricos e até culturais. Um grande exemplo foi a grande fome ocorrida em Bengala, em 1943, na Índia Oriental, que foi causada tanto por eventos históricos quanto naturais. A Segunda Guerra Mundial também promoveu uma carência generalizada de alimentos e provocou um corte drástico de importações de arroz na Birmânia, que havia sido ocupada pelos japoneses. Em seguida um ciclone destruiu grande parte das plantações e milhares de pessoas morreram de fome.
Os hábitos alimentares da população humana, no mundo, são bastante peculiares. Muitos alimentos consumidos pelo homem não satisfazem suas necessidades nutricionais. Nós humanos, sempre buscamos alimentos que conseguissem saciar por completo a nossa fome por um período mais longo de tempo. Em conseqüência disso, muitos sofrem devido a desnutrição. Um sério problema, que deixa as pessoas vulneráveis a doenças e causa a morte de três milhões de crianças a cada ano.
As secas são a principal causa da ocorrência da fome. Certas regiões da China, Índia, Rússia, tem sido as mais atingidas pela fome. Todas as três nações possuem vastas áreas, quase desertos, em que as chuvas caem escassamente e com variabilidade. O excesso das chuvas também pode ocasionar a fome. Os rios que transbordam com as chuva pesadas, destroem as terras cultivadas, arruinando plantações e generalizando o problema da fome.
A fome pode ser

Relacionados

Outros Trabalhos Populares