TRAB

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015

FACULDADE INTERMUNICIPAL DO NOROESTE DO PARANÁ - FACINOR

Autorizada conforme Decreto Estadual nº. 1647 DE 15/12/1999 - CNPJ.: 03.591.907/0001-60
Rua Mato Grosso, nº. 240 – Fone (0xx44)425-1037 - e-mail: facinor@facinor.br – CEP.: 87900-000
LOANDA - PARANÁ

Administração Financeira

Acadêmico: José Antônio de Almeida Rodriguês
Professor: Ademir Antônio Saravalli

COVARIÂNCIA
Quando seconsidera a distribuição conjunta de uma variável aleatória bivariada (x, y) torna-se importante verificar o quanto as duas variáveis aleatórias estão relacionadas ou variam conjuntamente. Umacaracterística importante da distribuição de probabilidade de uma variável aleatória é sua dispersão, que pode ser medida por sua variância. Quando se considera duas variáveis aleatórias, é frequentementeimportante a caracterização da relação entre a variação das duas variáveis aleatórias. Uma medida dessa relação é provida pela covariância, ou seja, o valor esperado do produto dos desvios das duasvariáveis aleatórias.
A covariância serve para verificar se duas variáveis aleatórias movimentam-se ou não no mesmo sentido. Por exemplo, se quando uma variável X aumenta a variável Y também aumenta e sequando X diminui Y também diminui (as variáveis) movimentam-se, covariam no mesmo sentido, a covariância é positiva. Ao contrario, quando X aumenta, Y diminui ou quando X diminui Y aumenta, ou seja,as variáveis covariam em sentidos opostos, a covariância é negativa.

CORRELAÇÃO
O termo correlação significa relação em dois sentidos (co + relação), e é usado em estatística para designar a forçaque mantém unidos dois conjuntos de valores. A verificação da existência e do grau de relação entre as variáveis é o objeto de estudo da correlação.
Quando as duas variáveis são quantitativas, e podemosfazer um gráfico de dispersão, podemos medir associação calculando um coeficiente de correlação.
O mais comum é o coeficiente de correlação de Pearson, também conhecido como o coeficiente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trab
  • trab
  • Trab
  • trab
  • Trabs
  • Trab
  • trab
  • Trab

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!