Trab

Páginas: 21 (5218 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013
REVOLUÇÕES BURGUESAS

Segundo a concepção materialista da história qualificada desde meados do século XX pela historiografia marxista, os interesses da burguesia é expresso na superestrutura politicamente e ideologicamente, a idéia de Iluminismo, que pregava a liberdade e direitos do homem, em oposição ao absoluto e da sociedade estamentária e livre mercado das restrições do modo deprodução feudal.
Embora possam voltar para o nascimento da classe burguesa na cidade na Europa medieval, o conceito é geralmente restrita à onda revolucionária que ocorreu desde o final do século XVIII e na sua definição, política é conhecido como Revolução Liberal.
Seu principal exemplo foi a Revolução Francesa (1789), seguido por várias ocasiões por outros países europeus (Revolução de1820, Revolução de 1830, Revolução de 1848 e nas colônias americanas (indo da Independência da América Espanhola, a Independência dos Estados Unidos em 1776) e finalmente termina com as últimas lembranças doAntigo Regime, nomeadamente na Rússia e na Revolução de Fevereiro de 1917 que apenas alguns meses antes daRevolução de Outubro, que são classificados como revolução socialista e proletária.
Aideologia burguesa não se restringe a essa classe, mas se estende ao corpo social, tanto dominado toda a população não privilegiada, elementos individuais das propriedades ([nobreza e clero), e em alguns casos a própria unidade do poder do monarquia absoluta, que se viu mesmo que despotismo iluminado
Símbolo de alternativas sociais e políticas, o Dia da Bastilha (com maior impacto do que aanterior Declaração da Independência dos Estados Unidos) demonstraram a possibilidade de uma emancipação vista com medo em toda a aristocracia européia, enquanto esperamos por partidários das mudanças revolucionárias que estavam indo para remover as barreiras que impediam a burguesia, o livre desenvolvimento de forças produtivas de capital, negou a promoção Social e impediu o exercício do poder político.Após o longo processo histórico da revolução burguesa, essa classe assumiu como da classe dominante pelo senhorio, na verdade, que se funde em um nova elite social, que incluirá o nobreza como classe alta. Incluindo revoluções burguesas e em simultâneo com o processo de industrialização e da transformação de sociedade pré-industrial para asociedade industrial, uma mudança verdadeiramenterevolucionária, que recebeu o nome de Revolução Industrial. Ambas as revoluções, políticas e econômicas, são inseparáveis da Revolução social que é o processo de dominação burguesa.

REVOLUÇÕES BURGUESAS NA IDADE MÉDIA
Embora a difusão muito menor, também tem sido chamada Revoluções Burguesas aos movimentos sociais da Idade Média na Europa, onde a burguesia começa a se definir nos emergentes cidadesé o classe social dentro de bens dos desprivilegiados ou Terceiro Estado e em oposição aos privilegiados (nobreza e clérigo). É discutido se estes episódios, a profundidade eo grau de sucesso na transformação social são avaliados de forma diferente por historiadores, é melhor para o nome de revolta ou revolução. Em qualquer caso, a predominância do modo de produção feudal não estava em discussão,como parte da economia na qual desenrolou suas atividades, o mercantilismo e o artesanato foi claramente contra o predomínio esmagador das atividades agrícolas. O mesmo pode ser dito para a maioria dos países europeus ao longo do período que se seguiu, chamada Antigo Regime e alargado a toda a Idade Moderna, exceto para casos individuais.

A BURGUESIA EM TRANSIÇÃO
O delicado papel social daburguesia na transição do feudalismo para o capitalismo e sua relação com ascendente monarquia tem sido particularmente o tema do debate historiográfico dentro da escola materialista, especialmente o Grupo de historiadores do Partido Comunista da Grã-Bretanha e a Escola dos Annales, a partir dos anos quarenta e cinquenta do século XX.
Na verdade, a burguesia estava longe de ser uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trab
  • trab
  • Trab
  • trab
  • Trabs
  • Trab
  • trab
  • Trab

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!