Trab set comenucacao

734 palavras 3 páginas
Setor de Telecomunicação

1. Para saber se o setor é mais ou menos atrativo é necessário fazer uma analise das cinco forças competitivas. Analisando essas cinco forças pelo modelo de Porter, é possível evidenciar os seguintes fatos: * A ameaça de novos concorrentes é pouca. Isso porque há fortes barreiras à entrada (economias de escala; diferenciação dos produtos já existentes, como exemplo disso as empresas de televisão que operam com tecnologias diferentes (DTH, CATV ou MMDS); exigência de capital, devido a grande escala produtiva das empresas já existentes; política regulatória governamental, por o lado de ser um setor regulamentado, mas por outro lado a Anatel está tomando medidas que favorecem novas empresas em detrimento as já estabelecidas no mercado). Dessa forma, essa foça deixa a atratividade do mercado de telecomunicação é alta.

* A ameaça dos produtos substitutos é baixa. Isso porque dentro desse mesmo setor de telecomunicação há diferentes tecnologias que oferecem um mesmo serviço (como por exemplo, as empresas de televisão operam via satélites, cabos ou microondas), porém os custos de mudança de produto ou de fornecedor são altos, a qualidade e os preços das diferentes tecnologias são diferentes. Como não há grande pressão dos produtos substitutos, a atratividade da indústria é alta.

* O poder de barganha dos fornecedores é relativo. Por um lado, existem bastantes fornecedores, produtos substitutos, a indústria constitui um cliente importante para o fornecedor e não constitui uma ameaça de integração vertical. Isso tudo é devido às opções de via de transmissão das empresas, como satélite, cabo ou microondas. Entretanto, os produtos, nesse caso as vias de transmissão, apresentam elevados custos de mudança. Esse fato faz o poder de barganha dos fornecedores aumentar. O poder de barganha dos fornecedores existe, porém não é tão atrativo. Com isso, essa força ainda deixa o mercado de telecomunicação atrativo.

* O poder de

Relacionados