Trab Semestral Corrg

Páginas: 12 (2882 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015



Índice
Introdução
O que é a dislexia?
Quais os sintomas da dislexia?
Como a dislexia afeta a aprendizagem na matemática?
O que pode ser feito para superar o problema?
Como o professor pode identificar a dislexia?
Qual deve ser a postura do professor diante do problema apresentado?
Qual deve ser a postura da família perante o problema apresentado?
Análise dos textos
Conclusão
ReferênciasBibliográficas
Anexos











Introdução
Escolhi o tema Dislexia e a Matemática, pois para além de ter um familiar com dislexia, penso que ao desenvolver este tema vou crescer a nível pessoal e profissional.
Ao longo deste trabalho, vou dar uma definição de dislexia, quais os seus sintomas e como pode ser tratado. Para além disso também vou associar a dislexia à matemática, isto é como a dislexiapode afetar a aprendizagem de matemática e o que eu, como futura professora devo fazer em situações destas. Quero um dia saber diagnosticar este tipo de problema cognitivo, para poder ajudar da melhor forma os meus futuros alunos.
Também abordarei quais as atitudes que os pais devem de tomar face à dislexia, pois penso que para muitos a dislexia é considerada uma doença ou um defeito ou atéconsideram que os seus filhos não são inteligentes o suficiente, o que não é verdade, pois eles podem não ser bons numa coisa e ser excelentes em outra. Portanto, o papel dos pais é importante, pois é aí que os alunos com dislexia vão buscar força, compreensão e carinho, para um dia conseguir superar todas as suas dificuldades.
Por último farei algumas comparações com o que referi teoricamente sobre asdificuldades de crianças disléxicas com o caso do aluno que eu estudei. Este é um aluno que é da minha família e como tal fiz este trabalho mais com o intuito de o ajudar.
Quero ainda realçar que eu tentei focar mais a minha investigação sobre o efeito que a dislexia tem sobre a matemática, pois é uma área que futuramente virei a leccionar e como tal achei importante tentar perceber a dislexia ecomo posso ultrapassar as diversas dificuldades que alunos com dislexia possam apresentar.





O que é a dislexia?
A dislexia não é uma doença, mas sim uma incapacidade específica de aprendizagem cuja origem é neurológica. É uma falha no circuito cerebral que torna a leitura extremamente difícil. Deriva de uma incapacidade de processar sons e combinações de sons, o processo fonológico. Aconsciência fonológica é a competência cognitiva necessária para identificar e manipular intencionalmente as unidades constituintes da linguagem oral. Sabe-se que os indivíduos com dislexia utilizam partes do cérebro que não são apropriadas para ler, portanto têm uma dificuldade na correcção e/ ou fluência na leitura de palavras e uma fraca competência ortográfica.
Esta falha neurológica é originada peloconjunto de genes que influencia as partes do cérebro envolvidas na linguagem, em particular no modo como as letras escritas são convertidas para sons, que nada tem a ver com problemas percetivos, visuais, propriocetivos, lateralidade, entre outros.
As crianças disléxicas não são crianças com baixo QI, ao contrário do que possa pensar, apresentam uma capacidade intelectual normal ou superior àmédia, podendo mostrar uma inteligência acima da média em áreas que não dependem diretamente da leitura.
Segundo o Portal da Dislexia, “a dislexia nada caracteriza-se por uma dificuldade na aprendizagem e automatização das competências de leitura e escrita, em crianças inteligentes, sendo a sua origem neurológica”.

Quais os sintomas da dislexia?
A criança disléxica é principalmente um mau leitorcrónico. A leitura é lenta, hesitante, pouco expressiva, com incorreções, erros e se for interrogada sobre o que leu, não se lembra do essencial e tem dificuldade em expressar-se por palavras suas. A sua escrita tem muitos erros ortográficos, as frases e os textos que escreve são confusos em termos de conteúdo, com pouca riqueza de vocabulário, podendo a sua grafia ser um pouco irregular.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • semestral
  • SEMESTRAL
  • plano semestral
  • Avaliação semestral
  • Relatório semestral
  • Planejamento semestral
  • Trabalho semestral
  • avaliação semestral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!