Trab Semestral Corrg

2882 palavras 12 páginas
Índice
Introdução
O que é a dislexia?
Quais os sintomas da dislexia?
Como a dislexia afeta a aprendizagem na matemática?
O que pode ser feito para superar o problema?
Como o professor pode identificar a dislexia?
Qual deve ser a postura do professor diante do problema apresentado?
Qual deve ser a postura da família perante o problema apresentado?
Análise dos textos
Conclusão
Referências Bibliográficas
Anexos

Introdução
Escolhi o tema Dislexia e a Matemática, pois para além de ter um familiar com dislexia, penso que ao desenvolver este tema vou crescer a nível pessoal e profissional.
Ao longo deste trabalho, vou dar uma definição de dislexia, quais os seus sintomas e como pode ser tratado. Para além disso também vou associar a dislexia à matemática, isto é como a dislexia pode afetar a aprendizagem de matemática e o que eu, como futura professora devo fazer em situações destas. Quero um dia saber diagnosticar este tipo de problema cognitivo, para poder ajudar da melhor forma os meus futuros alunos.
Também abordarei quais as atitudes que os pais devem de tomar face à dislexia, pois penso que para muitos a dislexia é considerada uma doença ou um defeito ou até consideram que os seus filhos não são inteligentes o suficiente, o que não é verdade, pois eles podem não ser bons numa coisa e ser excelentes em outra. Portanto, o papel dos pais é importante, pois é aí que os alunos com dislexia vão buscar força, compreensão e carinho, para um dia conseguir superar todas as suas dificuldades.
Por último farei algumas comparações com o que referi teoricamente sobre as dificuldades de crianças disléxicas com o caso do aluno que eu estudei. Este é um aluno que é da minha família e como tal fiz este trabalho mais com o intuito de o ajudar.
Quero ainda realçar que eu tentei focar mais a minha investigação sobre o efeito que a dislexia tem sobre a matemática, pois é uma área que futuramente virei a leccionar e como tal achei importante tentar perceber a dislexia e

Relacionados