TRAB SEM FIS

Páginas: 11 (2524 palavras) Publicado: 27 de março de 2015

CAMPUS SALVADOR
COORDENAÇÃO DE FISICA
REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO INDUSTRIAL
MODALIDADE INTEGRADA
TURMA 11832

JESSICA SILVA – N°: 0
LUAN SILVA DOS SANTOS - N°: 14
PATRICK MENEZES BOMFIM - N°:19
YAN CESAR SARMENTO DA SILVA - N°: 23




TEORIA DA RELATIVIDADE




Atividade apresentada a Disciplina Fisica como avaliação parcial da IV° unidade, sob a orientação da professora Luzia Mota.Salvador
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO Pág: 03
2. MOVIMENTO ONDULATÓRIO Pág: 04
3. ENIGMA DO ÉTER Pág: 06
4. POSTULADOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA Pág: 07
5. DILATACAO DO TEMPO Pág: 08
6. CONTRAÇAO DOS COMPRIMENTOS Pág: 09
7. ENERGIA RELATIVISTICA Pág: 10
8. CONCLUSÃO Pág: 12
9. REFERÊNCIAS Pág: 13


INTRODUÇÃO
Oconhecimento científico não permanece igual ao longo dos anos. O que hoje é considerado verdade hoje, pode não ser no futuro. Há 6 séculos pensava-se que a Terra era o centro do universo. Hoje sabemos que ela não é sequer o centro do Sistema Solar. A teoria da relatividade de Einstein mudou as bases da Física alterando conceitos tão fundamentais como tempo e espaço.
A posição e a velocidade de um corpodevem ser medidas a partir de um referencial. O referencial é um espaço graduado, como uma régua ou uma estrada marcada a cada quilômetro. Junto a esse espaço deve haver um cronômetro para medir o tempo.
Algumas vezes, porém, o próprio referencial que escolhemos está em movimento. Pode ser o caso de um referencial preso em um ônibus, barco ou avião. Se um referencial A estiver em repouso ou emmovimento retilíneo e uniforme (MRU) ele é considerado inercial. Da mesma forma, se outro referencial B está em repouso ou se move em linha reta com velocidade constante em relação ao referencial A, o referencial B também é considerado inercial.
Segundo Galileu, se um corpo se move em relação a um referencial e o próprio referencial se move em relação ao solo, por exemplo, a velocidade do corpo emrelação ao solo será a soma das duas velocidades. Nada mais natural! Se alguém corre dentro de um ônibus, a sua velocidade para quem está na rua será a velocidade do ônibus mais a velocidade com que a pessoa corre.
Sabemos há muito tempo que a Terra movimenta-se girando ao redor do Sol. Existem também estrelas com movimentos conhecidos e de grande velocidade. Porém, ao medir a velocidade da luz vinda dediferentes direções e de astros em movimento, não se encontrou qualquer alteração na sua velocidade. Esta velocidade é a constante c= 300.000 Km/s, comprovada pelos estudos de óptica e eletromagnetismo feitos até então. Alguma coisa deveria estar errada! Como tornar este resultado compatível com as teorias aceitas até o momento?
A teoria da relatividade diz respeito a duas teorias distintas: ateoria da relatividade restrita que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais; e a teoria da relatividade geral que aborda fenômenos do ponto de vista não-inercial.
 Apesar de formar uma só teoria, elas foram feitas em períodos  diferentes ambas trouxeram o conhecimento de que os movimentos do Universo não são absolutos, mas sim relativos. 



MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Para entendermosmelhor este quesito, vamos supor que um avião transportando mantimentos para pessoas em algum lugar (ilha), esteja voando horizontalmente em relação a posição do solo com uma velocidade de 100m/s. O piloto para alertar as pessoas que irá jogar(soltar) os mantimentos ele faz o uso de uma sirene, a velocidade dos pacotes ao serem soltos será de 100m/s, a mesma do avião, mas devemos observar que emrelação a velocidade do som da sirene, a situação é outra. Observe que o som não é algo que está ou esteve no avião, ele não é um objeto igual aos mantimentos, o som é nada mais que uma onda mecânica, que na nossa situação o mesmo se propaga pelo ar, então isso nos mostra que a velocidade do som em relação ao solo é a mesma velocidade no ar. Esta velocidade só irá ser diferente dependendo do meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imprimir Trab Fis
  • TRAB FIS ANI 01 BEA Animal
  • Fis
  • Por FI
  • Fi
  • Fis
  • FIS
  • fis term

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!