Trab Rosseau

1589 palavras 7 páginas
http://www.suapesquisa.com/biografias/rousseau.htm propostas de Rousseau para a educação
Rousseau apresenta uma nova proposta de educação, enfatizando a necessidade de educar a criança para que se torne autônoma, ou seja, tornar-se sujeito e dona de seu próprio destino, passando a pensar por conta própria. Criando então um personagem, Emílio, o pensador no contexto de sua época reformulou princípios educacionais, elaborando uma educação libertadora, na Pedagogia natural, Emílio é totalmente livre, que brinca, que cai e até se machuca, afirmando, assim, que a função da educação é ensinar a criança a viver, aprender e exercer a liberdade. (ROUSSEAU, 1999).

Para Rousseau, o princípio fundamental da boa educação é fomentar na criança o prazer de amar as ciências e seus métodos. E aos mestres cabiam incitar esses sentimentos. Rousseau pensava a educação guiada não pelo divino e nem pelo destino e sim pela razão. Ele propunha uma educação que tomasse conhecimento do homem como essência e ao mesmo tempo ética, ou seja, um homem ideal para a sociedade que deveria integrar-se.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/14015/as-contribuicoes-de-jean-jacquesrousseau-para-a-humanidade#ixzz3ZxodHmAv PRINCIPAIS IDEIAS: Como Hobbes antes dele, Rousseau iniciou sua filosofia política em O Contrato Social imaginado os seres humanos num "estado de natureza" para descrever as origens da organização social. Diferentemente de Hobbes, apresenta uma concepção romântica da natureza humana. Segundo Rousseau, em seu estado original mítico os seres humanos estão em união com a natureza e exibem compaixão natural uns pelos outros. É a sociedade que representa a origem da orpessão e da desigualdade, à medida que o desenvolvimento da razão corrompe e sufoca nossos sentimentos naturais de piedade.
Rousseau imagina um modo de organização diferente para a sociedade, acreditando que, à medida

Relacionados

  • Educação infantil e a ludicidade
    24973 palavras | 100 páginas
  • Noções Gerais
    42914 palavras | 172 páginas
  • Tmp 2882 PPP2010 1869963129
    63954 palavras | 256 páginas