Trab. redes de computadores unijorge

308 palavras 2 páginas
CURSO: Tecnológico – Redes de Computadores
DOCENTE: Charles Lima Soares
DISCIPLINA: Projetos de Redes
Nº DA ATIVIDADE: 01
TURMA: A

COMPONENTES:

Se vocês fossem convidados para montar um projeto de infra-estrutura de redes, o que fariam? Como seria esse projeto?

A resposta do nosso grupo está baseada na apostila MF-105 – Projeto de Sistemas de Cabeamento Estruturado da Furukawa, onde é abordado o assunto da seguinte maneira, apesar de haver diversas organizações e abordagens válidas para definição das etapas de um projeto de Sistema de Cabeamento Estruturado (SCE), sempre que adota-se o método top-down, o foco inicial volta-se para o levantamento das necessidades do cliente e determinação dos requisitos e restrições associadas, uma vez que estas informações conceituais é que devem orientar as demais etapas onde questões tecnológicas mais específicas são resolvidas.
Depois do levantamento das restrições junto ao cliente, a análise da infra-estrutura física é importante para garantir a viabilidade de implantação da rede considerando o elevado custo e morosidade das obras de engenharia civil. Nessa análise, novas restrições podem surgir, o que ressalta a necessidade de interação entre as diferentes atividades envolvidas enquanto o projeto não estiver totalmente concluído.
A fase seguinte consiste na definição do modelo da rede estruturada, ou Projeto Lógico, construído com base nas informações anteriores e na experiência do profissional responsável. Será representado através de um Diagrama Unifilar, que nada mais é que um resumo contendo todos os detalhes mais importantes da rede proposta, como identificação de cabos, nr de Ponto de Telecomunicações (PT), capacidade dos Armários de Telecomunicações (AT), estrutura da rede primária e equipamentos de conexão, como roteadores, switches e hubs.
Nas demais fases do projeto, será detalhado as definições de cada elemento do SCE, indo da especificação dos PTs até o Ponto de

Relacionados