TRAB PROF EBER SAIDA DO EGITO

424 palavras 2 páginas
1 ÊXODO “A SAÍDA DO EGITO”

Este é um evento marcante na História de Israel, segundo PIXLEY (1999), os exegetas bíblicos, ao examinar as escrituras em busca de uma origem para a unidade do Israel Tribal propõem basicamente três teorias:

1. Teoria de uma unidade racial primitiva. Alguns exegetas consideram que havia suficientes vínculos familiares entre as tribos para explicar a união das mesmas. As histórias dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó já supõem uma consciência de família entre as tribos, que se dizem descender dos doze filhos de Jacó (Gn 30).
2. Teoria que encontra a unidade de Israel em sua prática de pastoreio de animais. Esta teoria sociológica da unidade primitiva defende que grupos de pastores se uniram com o tempo para enfrentarem os grupos dos agricultores. (Gn 20. Gn 26. 15 – 25, Js 1. 11)
3. Insurreição Camponesa é a teoria que propõe que a unidade tribal resulta de um conjunto de rebeliões contra os Reis da Palestina e Egito.

2 O ÊXODO COMO EVENTO HISTÓRICO

O Livro do Êxodo narra como um grupo misto de gente que servia ao Rei do Egito, guiado por Moisés, o Profeta de Javé, saiu em busca de uma terra onde corresse leite e mel. Ao olhar para o Êxodo sob a Perspectiva da terceira teoria, percebemos que foram protagonistas do Êxodo, gente de todas as classes, que compartilhavam a mesma dor da escravidão e não membros de uma grande família (Ex 12. 38)

3 A REVOLUÇÃO SE TRANSFORMA EM UM ATO RELIGIOSO

Segundo GASS (2001), uma das características fundamentais da religião das tribos de Israel foi a crença em único Deus, libertador, doador de vida e liberdade (Ex. 3).
De um lado estava Faraó com direito sobre a vida ou morte de todos e do outro estava Javé que escutava o clamor dos pobres e oprimidos. A fidelidade ao movimento revolucionário exigia lealdade exclusiva a Javé. Qualquer outro deus podia representar um retrocesso.
A Experiência do êxodo é um projeto fundante na história das tribos, demonstrando a força da Unidade feita em torno da

Relacionados