TRAB_PROD_HUMUS

2079 palavras 9 páginas
Minhocultura
Produção de Húmus
C.E. Agrícola Jose Soares Junior
Cristina Marino de Souza
Módulo I - Manhã

Introdução:
Na pré-história o homem não plantava, vivia da caça. Quando aprendeu a plantar deu início ao cultivo de terras ricas em matéria orgânica. Na antiga China, durante a dinastia de Chou (1.134-247 a.C) os adubos verdes já eram utilizados como fertilizantes. Em seguida os chineses, os gregos e os romanos também empregaram largamente as leguminosas como soja e feijão para aumentar a fertilidade do solo.
Referências ao emprego das leguminosas na adubação verde são mencionadas e que a preferência pelas mesmas originou-se vários séculos a.C., contudo, foi somente após Lavoisier ter descoberto a existência do nitrogênio no ar atmosférico e Pasteur ter desvendado o mundo dos microorganismos, é que Hellriegel & Wilfarth comprovaram, nas nodosidades das raízes leguminosas, a presença de bactérias capazes de fixar o N2.
Segundo Kiehl (1959), Apud Myiazaka et al (1984), coube ainda a Beijerink isolar e cultivar esses microorganismos, demonstrando cientificamente, há 70 anos passados, o que era conhecido empiricamente há mais de dois milênios.
A criação de minhocas é uma atividade recente e desconhecida do grande público chamada de minhocultura. O "pai" da criação de minhocas em cativeiro foi Thomas Barret e também o primeiro a demonstrar a viabilidade de criá-las em larga escala, através de um sofisticado sistema de canteiros na década de 1940, nos EUA. Com isto esse País é considerado a pátria da minhocultura.
No Brasil a atividade teve seu início no final de 1983, com matrizes trazidas da Itália pelo Comendador Lino Morganti, para a sua propriedade em ltu - S.P, a quantidade de minhocas necessárias para um canteiro varia com o tamanho e o tempo que se deseja para a transformação do substrato em húmus. Para realizar o povoamento de canteiros, a unidade de medida usual é o litro, sendo que um litro de minhocas corresponde a 1kg e contém,

Relacionados