Trab políticas

Páginas: 15 (3546 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL, MERCADO DE TRABALHO, DESIGUALDADES RACIAIS: UMA INTRODUÇÃO. Márcia Lima1 1. Introdução

O objetivo desta exposição é fornecer aos alunos algumas informações sobre as principais características das desigualdades no Brasil e em seguida um quadro atual das desigualdades raciais.

Quando falamos de desigualdade, estamos falando de processos de distribuição de bens erecursos escassos na sociedade. Em termos de mensuração, há duas formas analíticas importantes para o estudo das desigualdades. Em primeiro lugar, a análise das variáveis fundamentais para a entender a distribuição desigual de recursos e de oportunidades sociais, que envolve pelo menos dois mecanismos: acúmulo de oportunidades (necessidade da existência de topo/base) e concentração de bens e recursos.Em segundo lugar, a análise das causas, usos, estruturas e efeitos da desigualdade: Como, porque, e com quais conseqüências as desigualdades distinguem categorias de pessoas socialmente diferentes?2 Em relação a este segundo aspecto, as causas das desigualdades se relacionam com diferenças de desempenho e aquisição de recursos que geram diferenças nas recompensas. Há também as desigualdadessubstanciais (adscritas) que não se relacionam com as diferenças de performances, que são as desvantagens historicamente produzidas entre os grupos sociais tais como inscritas nas idéias de diferenças entre branco/negro, homem/mulher. O sociólogo americano Charles Tilly defende a tese de que a desigualdade durável está muito mais ligada à persistência dessas desigualdades substantivas, uma vez queelas não envolvem critérios de aquisição de capacidades. Por exemplo, as diferenças de rendimento e acesso a postos de chefia entre homens e mulheres na sociedade brasileira já não podem mais ser atribuída a diferenças de aquisição de recursos, pois as mulheres já são mais escolarizadas que os homens.

2. Principais características das desigualdades no Brasil

1 2

Professora do Departamentode Sociologia da USP. Para esse debate ver, Tilly, Charles. Durable Inequality, 1999.

1

Tomando como base os princípios descritos acima para a compreensão da temática das desigualdades, há algumas peculiaridades importantes para entender esse fenômeno na sociedade brasileira.

Em primeiro lugar, o Brasil não é um país pobre, mas sim um país com muitos pobres. No Brasil, no ano de 2001,para uma população de 165 milhões de pessoas, o número de pessoas consideradas pobres era de cerca de 56 milhões enquanto que o de indigentes era de 23 milhões3.

Os elevados níveis de pobreza do Brasil é fruto de uma desigualdade na distribuição de renda, considerada uma das piores do mundo. No final da década de noventa, os indivíduos que se encontravam entre os 10% mais ricos da população seapropriavam de cerca de 50% do total da renda das famílias. Ou seja, o Brasil não tem problema de escassez de recursos para combater a pobreza. Segundo os economistas Ricardo Paes de Barros, Ricardo Henriques e Rosane Mendonça, 64% dos países do mundo têm renda per capita inferior à brasileira e cerca de 77% da população mundial vivem em países com renda per capita inferior à brasileira (Barros,Henriques e Mendonça, 2001:5)4.

Em segundo lugar, o fator regional é determinante para o acesso a estrutura de oportunidades no Brasil. Nossas desigualdades regionais constituem-se como um grave problema a ser enfrentado se pretendemos avançar em termos de crescimento econômico.

Em terceiro lugar, a desigualdade no Brasil é muito estável. Se olharmos para os diversos coeficientes que medemdesigualdade, em todos eles, o Brasil ao longo das duas últimas décadas manteve esses índices praticamente inalterados.

3. O quadro atual das desigualdades raciais no Brasil Antes de tratarmos dos dados sobre desigualdades raciais no Brasil, é importante chamar atenção para a seguinte informação. A maioria das informações estatísticas do Brasil e

3 As estatísticas de pobreza nem sempre são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trab politica
  • Trab Politicas
  • Trab Ciencia Politica
  • Trab Politicas Educacionais
  • TRAB PROJETO POLITICA PEDAGOGICA
  • Trabs trabs
  • Trab
  • trab

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!