Trab Piva 2

Páginas: 10 (2425 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
“Campus Guarulhos”




Mayara Bianca Galvão Santos Silva




INDIVIDUALISMO E INDIVIDUALIDADE
Compreender A Cultura Dos Professores







Guarulhos
2013

Mayara Bianca Galvão Santos Silva


Prontuário: 106.146-1




INDIVIDUALISMO E INDIVIDUALIDADE
Compreender A Cultura Dos Professores



Trabalho Apresentado à Disciplina de TópicosEspeciais em Educação do VI Semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos.

Professor : Hamilton Piva


Guarulhos
2013
INDIVIDUALISMO E INDIVIDUALIDADE - Compreender A Cultura Dos Professores - Resumo
A heresia do individualismo - No âmbito da liderança educacional do desenvolvimento dos estabelecimentos de ensino e dodesenvolvimento profissional dos docentes a ideia de que as escolas deveriam ter uma missão. As missões desfazem as incertezas do ensino que são indutoras de sentimentos de culpa, forjando crenças objetivas comuns no seio da comunidade docente.
O desenvolvimento de um sentido de missão numa comunidade escolar gera lealdade, empenhamento e confiança constitui um poderoso estímulo para o aperfeiçoamento.Embora as missões desenvolvam lealdade entre os crentes e confiança entre os empenhados, também criam heresia entre aqueles que questionam, discordam e duvidam. Para o missionário, as heresias estão para além dos muros da sabedoria e das fronteiras da crença. Não devem ser depreciadas nem descartadas. Considerar que uma ideia é herética é recusá-la, sem qualquer consulta ou consideração. A construçãosocial da heresia é, neste sentido, uma força ideológica poderosa que suprime a discussão apropriada das escolhas e alternativas, menosprezando paternalmente a sua seriedade ou minando a credibilidade pessoal daqueles que as propõem.
Na sua extensa e intrigante discussão da heresia enquanto fenômeno social, Szasz defende que ela se refere ao não se acreditar naquilo em que todas as outraspessoas acreditam ou naquilo em que se deveria acreditar. A heresia existirá, diz Szazs, sempre que houver tensão entre o indivíduo e o grupo. Os indivíduos devem pensar por si próprios é isso que faz deles indivíduos. Porém, o grupo quer que seus membros façam eco das suas crenças. Szazs chama a isto a estrutura permanente da heresia.
Os sistemas educativos, bem como aqueles que trabalham neles tambémpossuem as sua heresias. Que as escolas poderiam ser mais dirigidas sem o cargo do diretor, que deveriam ser as principais responsáveis pelo desenvolvimento dos seus próprios currículos que muitas crianças com necessidades especiais têm mais a ganhar em não serem integradas em salas de aulas normais, estas são heresias do pensamento educacional contemporâneo.
Trata-se de heresias que questionamque ameaçam partes específicas de um sistema de crenças, de doutrinas particulares muito queridas pelos crentes. Mas, por detrás destas heresias, existem outras ainda mais profundas. O autor as chama de heresias genéticas, ou heresias de forma. As heresias genéticas desafiam o propósito central da própria missão e os princípios que a fundamentam. No âmbito do desenvolvimento das escolas, dodesenvolvimento profissional dos professores e da mudança educativa, uma heresia genética e cruel é a do individualismo. As qualidades e características que cabem na alçada das etiquetas do individualismo, isolamento ou privatismo dos professores, são amplamente entendidas como ameaças ou barreiras significativas ao desenvolvimento profissional, à implementação da mudança ou ao desenvolvimento deobjetivos educativos compartilhados.
As culturas do ensino - O individualismo, o isolamento e o privatismo constituem uma forma particular daquilo a que se tem chamado a cultura do ensino. As estratégias de ensino dos professores do jardim infantil evoluem de modo diferente das que são utilizadas pelos que ensinam adolescentes, porque os problemas que enfrentam rotineiramente são diferentes. Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho piva 2
  • Trab 2
  • TRAB 2 SEM
  • trab 2
  • 2 Trab
  • Trab Fisqui 2
  • TRAB REC 2 TRI
  • Descarregadores trab 2 hidráulica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!