TRAB NESMORENA

994 palavras 4 páginas
ALIMENTOS FORTIFICADOS OU ENRIQUECIDOS

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o alimento enriquecido ou fortificado é todo aquele ao qual for adicionado um nutriente com a finalidade de reforçar seu valor nutricional, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja suplementando-os com nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal.
Alimentos enriquecidos são cada vez mais comuns nas prateleiras dos supermercados. Com a adição de nutrientes extras, diversas marcas de leite, margarina, salgadinhos, biscoitos, chocolates e vários outros produtos passaram a conquistar a preferência dos consumidores na hora das compras. Contudo, avaliar as demais características do alimento antes de levá-lo para casa é fundamental, pois esse acréscimo de substâncias benéficas para o organismo nem sempre deve ser o fator decisivo da escolha.

VARIEDADE: é vasta, pois os produtos são de grande escala em mercados.
Peço elevado, devido ao valor nutricional adicionado no alimento.

TRANSGENICOS

Os produtos transgênicos ou OGM (Organismos Geneticamente Modificados) são organismos a cujas células foram adicionadas células de outros seres vivos, para que sejam mais resistentes a pragas de insetos e para que se conservem mais facilmente.

Freqüentemente há uma certa confusão entre organismos transgênicos e Organismos Geneticamente Modificados (OGM), e os dois conceitos são tomados, de forma equivocada, como sinônimos. Ocorre que OGM e transgênicos não são sinônimos. Todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico. OGM é um organismo que teve o seu genoma modificado em laboratório, sem todavia receber material genético (RNA/DNA) de outro organismo. Transgênico é um organismo foi submetido à técnica específica de inserção de material genético (trecho de RNA|DNA) de outro organismo (que pode até ser de espécie diferente).

VARIEDADE: aparentemente, não é de fácil

Relacionados