trab necilda

1348 palavras 6 páginas
1ª questão: historicamente a família é um sujeito privilegiado de intervenção do Serviço Social desde os primórdios da profissão. Apresente quais as perspectivas historicamente abordadas pelo Serviço Social e como isso se expressa na condução do trabalho profissional. Desde os primórdios da profissão tinha toda uma bagagem teórico-metodológica com base sólida no conservadorismo positivismo uma leitura de uma sociedade perfeita que funcionava, estava organizada e estava em ordem e quem tinha problemas deveria ser ajustado e tratado para ser reintegrado e garantir o funcionamento da ordem social; então o tratamento e o trabalho com a família era visto dessa maneira de quem tinha problemas era a família, que precisava ser ajustada, trabalhada, tratada para que se reintegre. Não se discutia a dinâmica social e a organização da sociedade porque ela estava perfeita, a família e os indivíduos que não estavam se adaptando, então todos os esforços eram no sentido de recuperar, tratar, integrar a família nessa dinâmica que não deveria ser mexida porque visava à conservação e manutenção da sociedade tal como ela estava. Nesse sentido quem tem problema é a família, é o indivíduo que é alvo de intervenção, são eles quem precisa ser tratado, ajustado, ajudado e integrado para que volte, restabeleça o seu funcionamento e se reintegre novamente, e não o Estado, não a sociedade.
O trabalho com a família ele acabava dentro da vida privada das pessoas, trabalhando nessa perspectiva do controle, do disciplinamento para garantir sua funcionalidade social.
O Serviço Social de caso, essa perspectiva do trabalho com as famílias tinha como intenção esse disciplinamento, ajustamento dessa família, é uma perspectiva muito conservadora bastante positivista/funcionalista seu ponto de vista no trabalho com família da época era ajustar essa família e seus integrantes a sociedade, por isso era um método de tratamento.
A lógica dominante era a de culpabilização do indivíduo que atribuía ao

Relacionados