Trab Morimitsu

2448 palavras 10 páginas
CIÊNCIAS SOCIAIS

ANTONIO LAÉRCIO KATCHOROVSKI
FELIPE JUNIOR DE CAMPOS

Políticas Setoriais

Trabalho entregue ao Professor Morimitsu, para obtenção de nota parcial na disciplina de TEORIA E MÉTODO EM CIÊNCIA POLÍTICA.

GUARAPUAVA - MARÇO/2014
Políticas Setoriais
Autora do artigo: Camila do Prado

A política social aconteceu de forma gradual e diferenciada entre os diversos países tendo a sua origem no capitalismo e destina-se prioritariamente, aos trabalhadores, na luta pelos seus direitos, e encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada a política econômica.
No contexto do capitalismo a política social baseava-se na manutenção da “Ordem Social”, tendo como função reintegrar os indivíduos à sociedade.
A intervenção do Estado conhecida como medida de políticas sociais consistia na implantação de assistência social, e prestação de serviços sociais, que contemplava uma diversidade de informação e ações como adoção, internamento, reabilitação, consultas médicas, atendimentos psicossocial, reinserção social.
As medidas jurídicas também eram compreendidas como política social; por exemplo, a proteção do consumidor e a normalidade dos procedimentos educativos, também eram consideradas medidas de políticas sociais a construção de equipamentos sociais e de subsídios.
O Brasil no século XX tem duas trajetórias da política social em dois momentos marcantes: O primeiro período de controle da política corresponde à ditadura de Getúlio Vargas e ao populismo nacionalista. O segundo período de política de controle cobre a época da instalação da ditadura militar em 1964 até a conclusão dos trabalhos da constituinte em 1988. As políticas sociais surgiram como forma de amenização e até mesmo de enfrentamento, da situação de precariedade de direitos humanos, existentes em governos autoritários.
Portanto, houve a preocupação de inseri-las na Constituição Federal de 1988, como preconizado em seu artigo 3º.
Constituem

Relacionados

  • Mono
    411 palavras | 2 páginas