Trab. Júpiter e Saturno 10ºAno

733 palavras 3 páginas
Júpiter
Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e o quinto a partir do Sol. É conhecido pela Grande Mancha Vermelha e pelos seus quatro grandes satélites: Ganímedes, Europa, Io e Calisto. Júpiter é um dos planetas do sistema solar que têm anéis.
Júpiter tem 318 vezes mais massa do que a Terra, um diâmetro 11 vezes superior ao terrestre e um volume 1300 vezes maior que o da Terra. Júpiter tem também a rotação mais rápida de todos os planetas do sistema solar, o que resulta num achatamento facilmente visível através de um telescópio. A sua característica mais conhecida é provavelmente a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade com ventos de até 500 km/h. Júpiter costuma ser o quarto corpo mais brilhante no céu. Júpiter é composto por um centro rochoso relativamente pequeno, imerso em hidrogénio metálico, o qual é circundado por uma camada de hidrogénio líquido, recoberta por sua vez de gás hidrogénio. A sua atmosfera é composta de aproximadamente 86% de hidrogénio, e 14% de hélio.
Júpiter possui um sistema de anéis bem menos evidente do que os de Saturno. Estes anéis parecem ser feitos primariamente de poeira, ao invés de gelo, como no caso dos anéis de Saturno.
Júpiter tem um campo magnético muito forte. Se fosse visível, a imagem dele visto da Terra teria o tamanho cinco vezes maior do que o disco da Lua cheia, apesar da grande distância.
Júpiter possui 63 satélites naturais confirmados. Os quatro maiores satélites (conhecidos como satélites galileanos) são Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Acredita-se que a formação de Júpiter tenha começado através da coalescência de planetésimos compostos por materiais voláteis (gelo, em termos astronómicos) na frost line (ou linha do gelo) do Sistema Solar, além de um limite no qual os planetésimos começaram a crescer rapidamente através da acreção de material abundante de baixo ponto de fusão. As condições para uma massiva acreção (abundância de material e tempo disponível de

Relacionados