Trab Indiv 5 Semest

1092 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
Todo professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental sabe que é necessário preparar seus alunos não só academicamente, mas também para que sejam cidadãos responsáveis pelo ambiente em que vivem. Dessa forma, é bastante comum que as escolas desenvolvam de um projeto pedagógico meio ambiente no qual são estimulados valores que garantirão os recursos naturais para a manutenção da vida na Terra. Assim, trago neste artigo um projeto completo e dicas que podem ser desenvolvidos facilmente nas escolas.

justificativa
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.
Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.
Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão

Relacionados