Trab Higr Metro

453 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Hidrologia
Acadêmica: Ariane Lyra

HIGRÔMETRO O primeiro higrómetro foi construído em 1820, pelo cientista inglês John Frederic Daniell (1790-1845). Consiste em um instrumento que indica diretamente as variações da umidade do ar. Um fio de material higroscópico é usado para acionar o mecanismo do ponteiro. Materiais higroscópicos têm grande afinidade com a umidade e conseguem retirá-la do ar, alterando suas dimensões. O seu princípio de funcionamento pode ser do tipo mecânico, utilizando materiais orgânicos, ou do tipo elétrico, em que a variação na resistência de uma substância higroscópica é usada como indicação de umidade. Do tipo orgânico, podemos construir higrômetros usando um fio de cabelo, previamente lavado com detergente para remoção da oleosidade. Basta fixar um extremo no suporte, enrolar o fio sobre o eixo do mecanismo do ponteiro e tracionar a ponta livre com um peso (chumbada) ou uma mola.

Os principais tipos de higrômetros são: os psicrômetros, os higrômetros de absorção, os higrômetros de condensação, os higrômetros elétricos e os higrômetros químicos:

Psicrômetro Também designado por higrômetro de reservatório úmido e seco é constituído por dois termômetros colocados um ao lado do outro, um designado por termômetro seco e outro por termômetro molhado, cujo reservatório de um deles é envolvido por gaze umedecida com água destilada. O termômetro com o reservatório úmido registrará uma temperatura mais baixa do que o que tem o reservatório seco, devido ao efeito de arrefecimento pela evaporação da água. A diferença de temperatura possibilita que a humidade relativa seja calculada.

Higrômetro de absorção Baseia-se na propriedade que alguns materiais possuem, para variar as suas dimensões com a variação da umidade.

Higrômetro de condensação Fundamenta-se no fato de o vapor de água se condensar sobre superfícies frias. Mantendo fria uma cápsula e fazendo passar

Relacionados