TRAB fhtm

434 palavras 2 páginas
FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
SIMONE CRISTINA BATISTA DE SOUZA
RAFAELA CARLA DE MEDEIROS

O ESTADO NOVO

CAICÓ-RN
2015
O Estado Novo teve seu início após o golpe dado por Getúlio Vargas, que para impor seus métodos de governo forjou uma possível ameaça da parte dos partidos comunistas, onde o pensamento democrático usado pelos comunistas não levariam o país ao desenvolvimento. Sendo assim Getúlio fez parecer que o golpe seria a única alternativa para que o país pudesse se desenvolver. Com o apoio das forças armadas Getúlio conseguiu impor seus meios de governo, fechando as Assembleias Legislativas, o Congresso Nacional e as Câmaras Municipais e nomeando interventores no lugar dos governadores, que eram escolhidos por ele mesmo. Getúlio então passou a decretar as leis do país com o auxílio de concelhos, criados no período do Estado Novo. Consequentemente, com essa forma de governo centralizado, veio a censura aos meios de comunicação, e também uma forte repressão aos que fossem contrários a seu modo de governo.
Ainda no período do Estado Novo, foi criada a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que visava dar direitos ao trabalhador. Foram alguns desses direitos: o imposto sindical, o direito ao salário mínimo, a criação da jornada de trabalho de 8 horas, o descanso remunerado e etc.Com esses benefícios o governo evitava possíveis mobilizações trabalhistas, e ao mesmo tempo em que, o governo garantia os direitos dos trabalhadores, também proibia qualquer tipo de reação contrária; como as greves. Sendo assim, os sindicatos dos trabalhadores nada podiam fazer contra o governo.
Por trás da criação da CLT (as leis trabalhistas) ainda havia o interesse em algo maior. O governo fez um grande investimento, para ter o crescimento da indústria nacional, investiu em companhias e criou uma escola para capacitar os trabalhadores para o mercado de trabalho, o Senai, que existe até hoje. Estes investimentos

Relacionados