Trab FdoCO

2024 palavras 9 páginas
1. INTRODUÇÃO:
O Presente estudo visa analisar a Fusão entre o Banco Itaú e Unibanco observando a estratégias entre culturas distintas. Iremos analisar o quanto a cultura organizacional pode interferir ou influenciar no desenvolvimento e consolidação de um novo modelo de gestão, atitude para elaborar e capacitar os colaboradores de modo satisfatório a atender as partes envolvidas.

[...] “Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização de outra. Em última análise esse sistema se constitui das características valorizadas pela organização.” (SrTEPHEN P. ROBBINS).

2. A FUSÃO:
Em novembro de 2008 aconteceu a fusão entre os bancos ITAU + UNIBANCO. Foi o início formal da construção do maior aglomerado financeiro do hemisfério Sul. Com o patrimônio líquido estimado em cerca de 51,7 bilhões de reais.
Com a fusão a marca Unibanco deixou de existir passando a usar apenas a marca Itaú. A integração foi concluída em Outubro de 2010 aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O processo de junção deu certo e comemoram pois formaram uma das maiores instituições financeiras privadas do país. O Itaú Unibanco nasce a partir de forte identidade de valores e visão convergente de futuro. Por isso, os controladores da ItauSA e Unibanco decidiram constituir holding com modelo de governança compartilhada.
Informações extras:
Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Em Abril de 2012, o Itaú Unibanco foi classificado como a 30° maior empresa do mundo pela revista americana Forbes.
Em Maio de 2013 adquiriu a Credicard por 3 bilhões de reais.
Em Setembro de 2013 os ativos do Itaú Unibanco eram de R$ 1.011 trilhão e com isso é considerada a segunda maior instituição financeira do Brasil por ativos, perdendo apenas para o Banco do Brasil.

3. FUSOES E CULTURA ORGANIZACIONAL
Os processos de fusões são cada vez mais comuns

Relacionados