TRAB Evolu Comp SisOperac

2098 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Área Ciências Exatas e Tecnológicas

A EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO E DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Disciplina:
Montagem E Configuração De Microcomputadores
Professor:
RODRIGO IVAN GOYTIA MEJIA
Aluno:
AMANDA SOUZA DE ALMEIDA

São Leopoldo, Rio Grande do Sul
11 de Agosto de 2014.

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apontar, de maneira clara e resumida, a evolução da computação e dos sistemas operacionais, desde as primeiras invenções até a tecnologia que conhecemos hoje.
Apesar dos computadores eletrônicos terem surgido somente na década de
40, seus fundamentos remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos.
Assim, podemos dizer que a história da computação é ligada inicialmente a ideia de reduzir todo o raciocínio humano a um processo mecânico, mais ágil e menos falível.
O passo fundamental, dado há milênios atrás, foi a compreensão do conceito de número, isto é, ver o número como um meio de se contar, sendo o senso numérico o ponto de partida, revelando o instinto natural que o homem tem para as quantidades.
1.

A EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO E DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
O termo computar significa fazer cálculos, contar, efetuar operações

aritméticas, logo computador seria o mecanismo que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Só se foi possível chegar aos computadores que conhecemos, pelas descobertas teóricas de homens que acreditaram na possibilidade de criar ferramentas para aumentar a capacidade intelectual humana. Desde sempre essa preocupação se manifestou na construção de mecanismos, para ajudar nos processos de cálculo aritmético e nas tarefas repetitivas ou simples, que pudessem ser substituídas por animais ou máquinas.
O ábaco, considerado a primeira calculadora da história, era utilizado para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente nas áreas de comércio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Seu primeiro registro é datado do ano de 5.500 a.C. Seu nome na Roma

Relacionados